O recordista mundial dos 50 metros borboleta em piscina longa, Andriy Govorov da Ucrânia, é o mais novo atleta do treinador brasileiro Alberto Pinto da Silva. Govorov chegou no sábado a Portugal em especial oportunidade que foi dada ao nadador ucraniano impedido de treinar em seu país.

Em ação organizada e promovida pela Federação Portuguesa de Natação, Govorov vai treinar e morar no Centro de Alto Rendimento do Jamor, onde trabalha o head coach da Seleção de Portugal, Albertinho.

Govorov vai integrar o forte grupo de velocistas de Albertinho com Diogo Ribeiro e Miguel Nascimento. Os três se encontram no Brasil e retornam para Portugal no dia 14 de janeiro.

Albertinho será o segundo treinador brasileiro de Govorov que por vários anos esteve sob o comando de Arilson Soares da Silva, incluindo quando bateu o recorde mundial da prova dos 50 borboleta 22.27 no Sette Colli de 2018.

Aos 30 anos de idade, Andriy Govorov acumula uma medalha em Campeonatos Mundiais, um bronze nos 50 borboleta do Mundial de 2017, e duas medalhas de Mundial de Curta, uma prata e um bronze. Em Campeonatos Europeus são seis medalhas nas edições de longa e oito nos Europeus de Curta.