Ela até já parou de nadar, mas seu nome voltou a ser mencionado na semana passada por políticos, críticos e outras pessoas contrárias a participação de atletas trans no esporte feminino, mas afinal, onde anda Lia Thomas? O Blog traz para você.

Lia Thomas parou de nadar, em três dias completa um ano fora da piscina. Sua última competição da carreira foi exatamente o ponto mais alto e controverso da sua carreira, o NCAA Divisão I Feminino de 2022 em Atlanta, na Universidade da Geórgia Tech.

Arquibancadas lotadas é normal nos campeonatos nacionais do NCAA, mas aglomerações do lado de fora e protestos (de ambos os lados) foi inédito.

Foram quatro dias de muita controvérsia e uma atenção gigantesca da mídia. Depois de vencer as 500 jardas livre, ficar em quinto nos 200 livre, Lia Thomas nadou a sua última prova, e ficou em oitavo nos 100 livre. Desde 19 de março de 2022, Lia não nada mais.

Em maio do ano passado, Lia se graduou em Sociologia e em agosto iniciou a escola de direito. A Drexel University Thomas R. Kline School of Law fica a poucas quadras da Universidade da Pennsylvania onde Lia estudava.

Desde junho de 2022, com a aprovação da nova regra pela então FINA, atual World Aquatics, é impossível que Lia possa participar das competições de natação federada. Atualmente, a transição só é aceita quando feita antes da puberdade, ou seja, até os 12 anos de idade, conforme o regulamento publicado.

Na esfera do direito, Lia revela que sua intenção é se especializar no direito civil e defesa dos direitos humanos. Normalmente “Law School” nos Estados Unidos são três anos de estudos.

Nas redes sociais, Lia mantém um perfil no Instagram @liakthomas mas com apenas quatro publicações. Ela tem pouco mais de 4,4 mil seguidores. Lia está filiada a uma agência para contatos e marketing, YSWorld a mesma que também agencia Baylor Schuyler, o primeiro nadador transgênero do NCAA. Diferente de Lia, Baylor fez a transição do masculino para o feminino.