Nota publicada hoje pela Panamsports (em inglês e espanhol) traduzida para o português aqui referente sobre a participação dos atletas russos e bielorrussos como atletas neutros no Movimento Olímpico:


O Comitê Executivo do Panam Sports expressa seu total apoio aos atletas da Ucrânia, que foram afetados pela trágica invasão de seu país. Acreditamos também nos princípios do Olimpismo que colocam o esporte a serviço da promoção de uma sociedade pacífica e harmoniosa e reconhecemos os princípios fundamentais da Carta Olímpica que apoiam a inclusão, a não discriminação e a neutralidade política do esporte.

Considerando esses princípios, o Comitê Executivo apóia um processo para considerar critérios rígidos para a participação de atletas neutros no esporte internacional. Esses critérios devem incluir a demonstração da ausência de vínculos políticos com o governo ou forças armadas, apoio à paz e aos valores olímpicos, total conformidade com o Código Mundial Antidoping e a Carta Olímpica. Além disso, as necessidades de potenciais atletas neutros não devem ser colocadas antes das dos atletas ucranianos ou ter um impacto indevido em atletas de outras regiões do mundo.

A Panam Sports aguardará maiores detalhes sobre a definição e parâmetros para a possível inclusão de atletas neutros com passaporte russo ou bielorrusso.

Sinceramente,

Panam Sports