Veja o press release distribuído esta manhã (05/04) pela World Aquatics:
World Aquatics Bureau se reuniu hoje e deu seu apoio à declaração feita pelo Conselho Executivo do COI em 28 de março de 2023 sobre a potencial participação futura de atletas da Rússia e da Belarus em competições internacionais.
Esta declaração seguiu o pedido da maioria das partes interessadas do movimento olímpico ao COI para explorar o potencial retorno de atletas da Rússia e da Belarus a eventos esportivos internacionais, com base nos princípios da Carta Olímpica.
O World Aquatics Bureau aprovou o estabelecimento de uma força-tarefa para explorar um caminho potencial para atletas com passaporte russo ou belarussos participarem de futuros eventos aquáticos internacionais como atletas individuais neutros.
A força-tarefa, formada por atletas e representantes de toda a comunidade aquática e presidida por Maureen Croes, presidente da Panam Aquatics, começará a trabalhar imediatamente no desenvolvimento de uma recomendação ao World Aquatics Bureau.
O World Aquatics Bureau observa que a força-tarefa precisará de tempo para chegar a suas conclusões e apresentará um relatório na próxima reunião do Bureau em julho de 2023.
Decisões anteriores do World Aquatics Bureau sobre o não convite de atletas e oficiais russos e belarussos em eventos aquáticos mundiais
Após a invasão da Ucrânia pela Rússia, o World Aquatics Bureau aprovou medidas importantes para proteger os eventos aquáticos mundiais e o bem-estar dos atletas. Isso incluiu a aprovação do Bureau de um novo estatuto em 8 de março de 2022 que deu ao World Aquatics o poder de revisar a participação de atletas e oficiais nos eventos do World Aquatics caso a caso em situações de emergência, como a atual guerra na Ucrânia.
Em 23 de março de 2022, o Bureau Mundial de Esportes Aquáticos tomou novas decisões sobre atletas russos e belarussos e de sediarem eventos que incluíam a confirmação de que atletas e oficiais da Rússia e Belarus não poderiam participar do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos – Budapeste 2022.
A decisão do World Aquatics Bureau de não convidar atletas e dirigentes da Rússia e de Belarus ara os eventos do World Aquatics permanece em vigor hoje.
World Aquatics reafirma compromisso com atletas ucranianos
A World Aquatics reafirma seu firme compromisso e preocupação com a Ucrânia, principalmente com os atletas aquáticos ucranianos afetados pela invasão de seu país. Os atletas aquáticos ucranianos continuam a receber apoio da World Aquatics e seus parceiros, principalmente LEN e as Federações de Natação, Saltos Ornamentais e Natação Artística da Ucrânia, para treinamento e competição.
A World Aquatics continuará a priorizar medidas destinadas a apoiar a comunidade aquática ucraniana, juntamente com as federações nacionais de natação, os Comitês Olímpicos Nacionais, o Comitê Olímpico Internacional e o LEN.