Press release enviado pela CONSANAT:

Alberto Mestre da Venezuela é o Destaque do Mês da CONSANAT em março de 2023. Ele foi escolhido bela prova que fez fechando sua participação no Grand Prix TYR Pro Swim Series em Fort Lauderdale.

 

 

No auge da temporada universitária, onde está em seu 5º ano de elegibilidade, Mestre trocou Gainesville pelo sul da Flórida para vencer os 50 metros livres em 22.04.

Naquele dia, 22.04 era o 4º melhor do mundo em 2023. Hoje, Mestre é o único sul-americano que aparece fora do Top 10 do mundo nesta temporada. Este foi o terceiro tempo mais rápido do Mestre em sua prova principal. Ele está atrás apenas de sua marca olímpica e do recorde venezuelano de 21s93 feito em maio de 2021 e dos 21s96 feitos em Tóquio, marca que o levou à semifinal olímpica.

22.04 também está abaixo da marca A para o Mundial de Fukuoka (12.22) e os Jogos Pan-americanos de Santiago (22.82), duas competições que Mestre já está convocado.

 

Alberto pai e filho

 

Filho do grande Alberto Mestre, duas vezes finalista olímpico em Los Angeles 1984, Alberto Filho, junto com seu irmão, Alfonso, são os grandes nomes da natação venezuelana atual.

Nascido em Dorado, Porto Rico, Alberto iniciou sua carreira universitária nos Estados Unidos em Stanford. Sem alcançar seus melhores resultados, voltou para Porto Rico até se mudar para a Universidade da Flórida, a mesma universidade onde seu pai se formou e onde estava o irmão Alfonso.

 

Hermanos Mestre, Alberto e Alfonso

Os irmãos Mestre foram atletas importantes no time Gators, sexto colocado da NCAA e campeão da Southeastern Conference. Por ter sido a sua quinta temporada, Alberto concluiu a sua elegibilidade universitária e agora vai focar-se exclusivamente na sua preparação olímpica rumo a Paris 2024.