É mais um processo, apenas mais um, o terceiro por peculato em recursos públicos de 150 milhões de pesos mexicanos, algo em torno de 45 milhões de reais.

Kiril Todorov, o Presidente da Federação Mexicana de Natação suspenso (e banido) pela World Aquatics, foi mais uma vez acusado e vai responder criminalmente. Matéria foi publicada ontem na imprensa mexicana:

https://www.proceso.com.mx/nacional/2024/4/17/juez-vincula-proceso-otra-vez-kiril-todorov-ex-presidente-de-la-fmn-327422.html

Mesmo estando banido, e sem o reconhecimento da World Aquatics, Todorov continua comandando a Federação Mexicana de Natação e recentemente aprontou com atletas de uma determinada associação que ele diz não reconhecer. O problema aconteceu durante o Grand Prix de Guadalajara, onde atletas foram impedidos de nadar, mesmo tendo feito suas inscrições, viajado para o local.

Pais dos nadadores afetados chegaram a invadir a piscina, sentaram nos blocos de partida atrasando o início da competição.

México tem a melhor equipe de saltos ornamentais das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos, tem dois nadadores classificados nas provas de águas abertas para Paris e dois nadadores classificados nas provas de piscina. O esporte aquático do México é maravilhoso, e seria ainda maior sem Kiril Todorov.