Olímpico pelo Brasil em 2008, naturalizado português, Fernando Souza da Silva anunciou neste final de semana sua aposentadoria do esporte. Aos 38 anos de idade, foi atleta olímpico do Brasil no revezamento 4x100m livre em Beijing 2008. Antes disso, esteve no time dos Jogos Pan Americanos onde foi campeão da mesma prova. Na Universíades de 2007, em Bangkok, Fernando foi bronze nos 100m livre.

Revelado na natação carioca, Fernando alcançou seus melhores resultados defendendo o Pinheiros em São Paulo. Foi o segundo nadador da história da natação brasileira a quebrar a barreira dos 49 segundos nos 100m nado livre.

Fernando deixou o esporte por alguns anos e se mudou com a família para a Itália, onde a esposa tem carreira de modelo profissional. Foi lá que ele retomou a carreira e a paixão pelo esporte. Progressivamente bons resultados foram acontecendo até se naturalizar português e quebrar alguns recordes nacionais.

Ele ainda detém o recorde nacional de Portugal em piscina curta dos 50m borboleta com 23.16.

Fernando nasceu em Roma, na Itália, 7 de abril de 1986, está com 38 anos de idade, e já vinha combinando a carreira de atleta com a de treinador.

Em 2021, a Swim Channel fez uma matéria sobre os seus resultados na natação portuguesa:

https://swimchannel.net/br/fernando-silva-o-emigrante-campeao-de-natacao/