Ela nasceu na pequena Afogados da Ingazeira, as margens do Rio Pajeú, no nordeste do Estado de Pernambuco. Yane Márcia Campos da Fonseca Marques, nasceu em 7 de Janeiro de 1984 e teve uma carreira esportiva das mais destacadas da história do esporte pernambucano.
Na natação, foi atleta da equipe do Clube Português Nikita SESI, equipe onde chegou a finais de campeonatos nacionais, medalhas em Norte-Nordestes e por muitas vezes campeã pernambucana. O talento, entretanto, estava numa combinação esportiva, e seu ingresso no Pentatlo Moderno lhe transformou na maior atleta da modalidade do Brasil até hoje.
Foi olímpica em Beijing 2008, Londres 2012, e Rio 2016. Em Londres, foi medalha de bronze e no Rio foi a porta-bandeira do desfile de abertura no Maracanã.
O pós-carreira também foi marcado por outros destaques. Um investimento tremendo na formação onde em cursos promovidos pelo Instituto Olímpico Brasileiro, entre eles o Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE) e o Programa de Carreira do Atleta do COB. Também se tornou vice-presidente da Comissão de Atletas do COB entre 2017 e 2020 e presidente da Comissão de Atletas de 2020 até o início de 2024.
Seu currículo e capacidade lhe deram o cargo de Secretária-Executiva de Esportes de Recife onde atualmente é Secretária Executiva de Esportes Educacionais da Prefeitura de Recife.
Eleita como Vice Presidente da chapa de Marco La Porta como Presidente para o COB, Yane Marques é a primeira mulher na história do Comitê Olímpico Brasileiro a ser eleita para o cargo da entidade.