Nesta quinta-feira, em Costa Navarino, a 144a Assembleia Geral do Comitê Olímpico Internacional irá votar e eleger o novo Presidente da entidade. Sete candidatos de seis diferentes países disputam para ser o 10o presidente da história do COI, uma entidade de 129 anos de vida.

São candidatos: (país : idade)
Prince Feisal Al-Hussein (JOR: 61)
Sebastian Coe (GBR: 68)
Kirsty Coventry (ZIM: 41)
Johan Eliasch (GBR: 63)
David Lappartient (FRA: 51)
Juan Antonio Samaranch (ESP: 65)
Morinari Watanabe (JPN: 66)

A eleição será disputada em etapas com a votação feita pelos 109 integrantes do Comitê Olímpico Internacional. Na primeira rodada apenas 92 votos serão contabilizados já que os compatriotas dos candidatos são impedidos em votar neste primeiro momento eliminando três votos da França, dois da Grã-Bretanha, dois do Japão e dois da Espanha.

Para ser eleito na primeira rodada, um dos candidatos deverá ter 47 votos, metade mais um do total de votantes. Caso não seja eleito nesta primeira etapa, vamos para a segunda etapa eliminando o candidato que teve menos votos. Na segunda rodada, novamente, maioria absoluta e se novamente não for encontrado o vencedor, nova eliminação passando a próxima fase e assim por diante.

O Presidente de COI Thomas Cach só irá votar na rodada final quando tivermos dois candidatos e por dois empates ele teria direito ao “voto de minerva”.

O Brasil terá dois votos na eleição, Bernard Rajzman e o Presidente do Comitê Paralímpico Internacional Andrew Parsons.

Apontar qualquer favorito para a disputa é pura especulação, mas o atual Presidente da World Athletics, Sebastian Coe, é o nome de maior evidência entre todos os candidatos. A única mulher que concorre é a única que vem da natação, Kirsty Coventry do Zimbabwe que também é a mais jovem entre todos os sete disputantes.