A semana passada na natação americana foi agitada por uma troca de treinador para um de seus melhores nadadores. Caeleb Dressel, 29 anos, três vezes olímpico, deixa o Gators Swim Club e o treinador Anthony Nesty e vai treinar com Steve Jungbluth agora Head Coach do Sporting Jax Athletic Club, em Jacksonville, também na Flórida.

Steve Jungbluth
O anúncio veio em forma de uma postagem enigmática de Dressel se declarando a Universidade da Flórida onde se formou e vinha treinando desde 2015. Em uma postagem de Instagram, Dressel escreveu: “Forever Thankful, Forever Grateful, Forever a Gator”. No dia seguinte a postagem, Dressel fez outra postagem dizendo que nem estaria se aposentando, nem se mudando. Mais dois dias, e Dressel é anunciado no Sporting Jax.
O clube é novo, é um conglomerado de quatro equipes, todas na região de Jacksonville que foram adquiridas por um grande investidor. Um destes programas é o Planet Swim dos brasileiros Gustavo Calado e Raphael Lima. Steven Jungbluth é o head coach do programa e treinador da equipe de elite. Ele era integrante da comissão técnica da Flórida e foi o treinador de Dressel durante os melhores anos e resultados tanto no NCAA como pela Seleção Americana. Na época, Universidade da Flórida e Gators Swim Club, mesmo sob o comando geral de Gregg Troy, era Jungbluth quem comandava os treinos de Dressel.
Jungbluth deixou a Flórida e ficou algum tempo sem treinar nenhum clube, apenas com private lessons e voltou este ano agora no comando da nova equipe Sporting Jax. O programa nasceu com o propósito de se tornar, não só em tamanho, mas também em qualidade, como um dos melhores clubes dos Estados Unidos.
Dressel foi revelado na Bolles Swimming quando treinava com Jason Canalog. Foi recrutado para a Universidade da Flórida por Gregg Troy, mas sempre treinando com Jungbluth. A preparação para os Jogos de Tóquio teve uma participação maior de Troy que deixou o Gators Swim Club após a Olimpíada. Foi quando Dressel passou a treinar mais com Anthony Nesty, o novo head coach da Universidade da Flórida.
A mudança de Dressel de programa também pode ser um foco maior nas provas de velocidade. O nadador já mostrou interesse em seguir nadando até os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, mas somente nas provas de 50m livre e 50m borboleta. Um dos desafios para o seu novo programa e regime de treinamento será a logística. Jacksonville, local das quatro sedes do Sporting Jax fica cerca de 1 hora e 15 minutos de Gainesville, cidade onde Dressel reside com a família.
No próximo dia 13 de Outubro, uma cerimônia, um “welcome Dressel” está sendo organizado pelo Sporting Jax, mas restrito de participação aos membros da equipe.