Uma ideia bastante positiva que reuniu alguns dos principais treinadores do Brasil para dois dias de discussões e apresentações onde a natação do país foi amplamente discutida. Os treinadores presentes apresentaram algumas propostas que serão apreciadas pela entidade e pela Assembleia Geral da entidade, ainda esta semana. Pelo Estatuto da CBDA, os Conselhos Técnicos de Alto Rendimento e de Natação de Base tem função “consultiva” embora as questões técnicas quase sempre são acatadas pelos Presidentes de Federação Estadual, os integrantes da Assembleia Geral.

1. Fim do Open
A proposta não agradou aos treinadores, que querem o fim da competição, como também a restrição do Brasileiro Sênior para um torneio de final direta nas manhãs. O Brasileiro Júnior de Inverno e Verão passaria a ter eliminatórias e finais, apenas final A.

2. Proposta de restrição de cinco provas por atleta
Treinadores solicitam que o limite de cinco provas por atleta seja estabelecido para os Campeonatos Nacionais. Tal proposta tem restrição pelas questões administrativas, pois representa corte em arrecadação e vem sob alegações um tanto questionáveis. A nível internacional tal proposta não tem qualquer respaldo. Nos Estados Unidos, por exemplo, são três provas por dia, o limite por atleta.

3. Corte de revezamentos
Solicitação para o corte do revezamento 4x100m livre misto implantado este ano para os Brasileiros, mantendo os revezamentos dos programas olímpicos. Para o Brasileiro Senior solicitação da manutenção apenas dos dois revezamentos mistos.

4. Revisão da tabela de índices
Estudo a ser feito pela CBDA atualizando a tabela pela temporada de 2025.

5.Revisão no programa de provas
Solicitação para mudança do programa de provas dos Brasileiros Juvenil e Júnior, além da solicitação de manutenção do mesmo programa para as edições de Inverno e Verão.