Nos deixou hoje, Mauri Fonseca, um dos maiores ícones da natação do Sul do país. Aos 84 anos de idade, Mauri teve uma carreira brilhante como atleta, treinador, empresário e dirigente. Nadador que teve seus primeiros grandes resultados pelo Grêmio Náutico Gaúcho e na sequência pelo Grêmio Náutico União.
Primeiro campeão do Troféu Brasil de Natação na prova dos 100m borboleta, Mauri chegou a Seleção Brasileira e se tornou no primeiro nadador gaúcho convocado para os Jogos Olímpicos. Mauri esteve no time da Olimpíada de 1964 em Tóquio, no Japão, onde nadou as provas de 100m livre e o revezamento 4x100m medley. Embora não tenha passado das eliminatórias em ambas lembrava com humor que conseguiu passar na frente de Don Schollander, o então campeão olímpico e recordista mundial.
Aposentado da natação como atleta, Mauri iniciou uma carreira de muito sucesso, primeiro como treinador e depois ampliada para empresário. A Mauri Fonseca Escola de Natação foi uma das primeiras escolas particulares de natação da América do Sul e que se tornou na maior rede de escolas do país.
Foram inúmeras as passagens de Mauri pelo Grêmio Náutico União. Foi lá onde se tornou treinador e por diversas vezes era chamado para re-estruturar o programa. Sua escola de natação também virou clube e com sucesso deflagrou grandes duelos contra o União. O Sport Clube Internacional abriu sua equipe de natação e Mauri foi chamado para comandar o programa que acabou terminando uma sequência de mais de 30 anos de títulos consecutivos do União.
Recentemente, a Federação Gaúcha dos Desportos Aquáticos decidiu fazer uma homenagem a Mauri, fez um torneio em sua homenagem e ele, acompanhado de sua família se fez presente na competição disputada no União. A diretoria do Grêmio Náutico União também promoveu outra homenagem, juntou os atletas olímpicos e paralímpicos dos esportes aquáticos do clube com o descerramento de uma placa que está colocada no parque aquático do clube.
Mauri Fernandes Fonseca nasceu em 12 de Setembro de 1941 e nos deixou hoje em 9 de Janeiro de 2026. Deixa esposa, filhos, netos, e uma legião de ex-atletas, amigos e muitos admiradores.
Mauri será velado hoje no Crematório Municipal a partir das 13 horas, Capela 4. A cerimônia está marcada para 18 horas.


