Duas vezes medalhista de bronze nos 100m e 200m borboleta, Ilya Kharun abriu a semana anunciando a sua mudança de cidadania do Canadá para os Estados Unidos. Em um comunicado publicado na sua conta de Instagram, Kharun fez o anúncio indicando que, mesmo tendo nascido no Canadá, sua educação e formação sempre foi nos Estados Unidos, país que a partir de Outubro deste ano ele vai representar.
Veja o texto publicado por Ilya Kharun:
Olá a todos, tenho uma grande novidade. Estou mudando minha representação internacional do Canadá para os Estados Unidos.
Primeiramente, gostaria de agradecer a todos no Canadá. Foi incrível viajar pelo mundo representando o Canadá e competir com os melhores atletas canadenses. John Atkinson e todos que representam a Swim Canada, muito obrigado. Eu não seria o nadador ou a pessoa que sou hoje sem o apoio de vocês. Aos meus colegas de equipe canadenses, obrigado. Vocês me ajudaram a me tornar a pessoa que sou hoje. Vocês realmente me fizeram sentir parte de uma família. Foi uma honra vestir a bandeira da folha de bordo e todos no Canadá sempre terão meu apoio.
Apesar do incrível apoio que recebi do Canadá, sempre me senti um americano.
Cresci em Las Vegas. Vivi nos Estados Unidos a vida toda. Nunca representei uma equipe de clube fora da USA Swimming. Ainda tenho uma longa carreira como nadador e gostaria de estar baseado em casa. E essa casa é nos Estados Unidos.

Foto – Jack Spitser SwimSwam
Ilya Kharun nasceu em 7 de Fevereiro de 2005 em Montreal, no Canadá. Seus pais, ucranianos de nascimento, foram acrobatas integrantes do grupo de performance do Cirque du Soleil que rodaram o mundo até se aposentarem em Las Vegas, onde Kharun passou a viver desde a sua infância.
Foi lá que Kharun começou a nadar e onde se tornou destaque representando o clube do Sandpipers Nevada. Em 2022, Kharun foi convocado para representar a Seleção Júnior dos Estados Unidos no Pan Pacífico Junior mas foi cortado por, na época, ainda não ter seu passaporte americano, apenas o canadense. Ele já estava com processo em andamento, mas o passaporte só chegou em Abril de 2024.
Kharun acabou representando o Canadá no Mundial de Piscina Curta em 2022, no Mundial de Fukuoka em 2023 e na Olimpíada de Paris em 2024. Sua última representação internacional foi na Copa do Mundo de Toronto, no ano passado.
A nova regra da World Aquatics estabelece apenas 12 meses de intervalo entre a última representatividade e o início da sua nova cidadania. Assim, Kharun poderá representar os Estados Unidos a partir de 26 de Outubro deste ano.
O nadador está no seu terceiro ano da faculdade na Arizona State University e deixa a cidadania com quatro recordes nacionais do Canadá. Suas melhores marcas:
Piscina de 50 metros
50m borboleta – 22.68 recorde canadense
100m borboleta – 50.07
200m borboleta – 1:52.80 recorde canadense
Piscina de 25 metros
50m borboleta – 21.67 recorde canadense e Recorde das Américas
100m borboleta – 48.35
200m borboleta – 1:48.24 recorde canadense e Recorde das Américas

Fotos Jack Spitser – SwimSwam
Ilya Kharun foi bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 marcando 50.45 nos 100m borboleta e 1:52.80 nos 200m borboleta. Além disso, ele foi bronze nos 100m borboleta no Mundial de Singapura no ano passado (50.07). Em Mundiais de Curta, em duas edições, 2022 em Melbourne e 2024 em Budapeste, ele acumulou sete medalhas, um ouro, quatro pratas e dois bronzes.


