Três dias antes de completar 46 anos de vida, Nicholas Araújo Dias dos Santos, o Nicholas Santos usou suas redes sociais para anunciar o seu retorno a natação competitiva. Aposentado desde 14 de Dezembro de 2022, quando conquistou o tetra campeonato mundial de piscina curta dos 50m borboleta, Nicholas vinha em ação treinando três vezes por semana e participando desde a temporada passada nas competições Masters.

A inclusão das provas de 50 metros nos estilos no programa olímpico, decisão anunciada pelo COI e World Aquatics no ano passado incentivaram o nadador a retomar os treinos e principalmente o sonho de poder nadar a sua prova preferida na Olimpíada. Duas vezes Olímpico, Nicholas acumula 24 medalhas internacionais incluindo Mundiais de Longa e Curta, Pan Pacífico, Universíades e Jogos Pan Americanos e metade destas medalhas foram nos 50m borboleta.

 

Nicholas Santos. 50m borboleta. Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos. 22 de Julho de 2019, Gwangju, Coreia do Sul. Foto: Satiro Sodré/rededoesporte.gov.br

 

Os recordes sul-americanos da prova ainda são dele, 22.60 na piscina longa, e 21.75 na piscina curta, este que já foi recorde mundial. No ano passado, por duas vezes, nos dois Brasileiros Masters Nicholas quebrou o recorde Mundial dos 50m borboleta 45+, 23.26 e 23.15. O tempo foi a melhor marca do ranking nacional absoluto de 2025.

Empresário e com nova rotina, o retorno as piscina começou no final da temporada passada. A volta de Nicholas não é somente um retorno, mas um projeto. Para isso passou meses discutindo o plano e em busca de apoio. O seu patrocinador, Universo DKM, foi fundamental ao assumir a condição de patrocinador Master do retorno do atleta.

Montar uma equipe técnica também foi motivo de muitas reuniões e conversas. Nicholas está de volta ao programa de Alberto Pinto da Silva, o Albertinho, que mesmo de forma remota, atualmente é o Head Coach do Swim Floripa em Jurerê Internacional, vai organizar e planejar o programa na preparação olímpica. Outros nomes e mais detalhes deste projeto devem ser anunciados em breve.

Nicholas também balançou com o anúncio dos critérios olímpicos para Los Angeles 2028. A decisão de não dar classificação olímpica para quem alcançar os índices nas provas de 50 metros restringindo a vaga apenas para os seis primeiros colocados da Copa do Mundo de Outubro de 2027 forçou uma mudança de planejamento. Assim, a volta de Nicholas e toda focada na preparação desta Copa do Mundo que pode determinar a classificação para aquela que seria sua terceira Olimpíada, ou uma nova aposentadoria.

Ele esteve em Beijing 2008, chegou até as semifinais dos 50m livre. Voltou em Londres 2012, então como integrante do revezamento 4x100m livre que ficou nas eliminatórias em 12o lugar.

 

Nicholas Santos. Desafio Raia Rapida 2013 na piscnia do Mourisco. 28 de Setembro de 2013, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Satiro Sodre/SSPress

Se alcançar a classificação olímpica para Los Angeles, Nicholas estará com 48 anos e mesmo assim não conseguirá ser o mais velho participante da natação olímpica da história. Este recorde pertence ao britânico Evan Thomas Jones que disputou os Jogos Olímpicos de Paris em 1900 nadando a prova dos 4 mil metros. Aos 50 anos, Jones até largou, mas o resultado oficial da prova indica que ele não conseguiu completar a distância que na época foi realizada no Rio Sena.