Duas grandes notícias para a natação brasileira, primeiro Etiene Medeiros que voltou da aposentadoria de Tóquio 2020 e após dar luz ao primeiro filho em Janeiro e agora Nicholas Santos que retorna do seu retiro desde o Mundial de Curta de 2022. Dois dos maiores nadadores da história do Brasil de olho em Los Angeles 2028 e a oportunidade de poder nadar as novas provas olímpicas.

Os 50m costas deram a Etiene Medeiros a primeira medalha feminina do Brasil em Mundiais Júnior, em Mundiais de Longa, de Curta, o primeiro título mundial. Os 50m borboleta deram a Nicholas 12 medalhas internacionais, título mundial de curta incluindo recorde mundial da prova. Ambos ainda defendem os títulos de detentores dos recordes sul-americanos das provas, na curta e na longa.

Não há como separar a volta de ambos para a entrada das provas de 50 metros nos estilos no programa olímpico. Entretanto, a vaga olímpica para estas provas gerou uma grande frustração dos atletas com o anúncio dos critérios em Dezembro. No intuito de valorizar a Copa do Mundo, a World Aquatics criou um novo sistema de classificação que vai ser ótimo para a Copa e péssimo para a Olimpíada.

No regulamento publicado em Dezembro, as provas de 50 metros nos estilos (50m costas, 50m peito e 50m borboleta) vão apontar apenas seis, somente seis atletas, de forma automática pelos resultados que acontecerão no Circuito da Copa do Mundo em Outubro de 2027. Os demais atletas para estas provas de 50 metros nos estilos deverão ter marcas A nas outras provas olímpicas ou estarem nas equipes de revezamento. O critério não prevê exceção.

Os critérios “mandrake” da World Aquatics/COI são tão esdrúxulos que um nadador pode ficar de fora do top 6 na Copa do Mundo mas quebrar o recorde mundial da prova dos 50m nos estilos na seletiva nacional de seu país e ainda sim não poder nadar a Olimpíada. É impressionante, mas é verdade, um recordista mundial sem direito a vaga olímpica mesmo fazendo a marca dentro do período de classificação olímpica em competição oficializada pela Aqua.

Assim, não há outra opção. Etiene e Nicholas, se estão em busca da vaga olímpica na prova de seus sonhos, a “Olimpíada” será a Copa do Mundo em Outubro de 2027.

Confira aqui os critérios olímpicos da natação para Los Angeles 2028:
criteriosLa2028