Já estão em vigor, uma série de mudanças nas regras dos esportes aquáticos, e que já estão em vigor a partir deste mês. As regras, de acordo com a World Aquatics foram aplicadas a partir de 18 de Fevereiro conforme documento já disponível no site da entidade (link).
Neste documento de 558 páginas estão todas as regras (e mudanças) para os seis esportes aquáticos (natação, águas abertas, polo aquático, saltos ornamentais, nado artístico) e a grande maioria delas são esclarecimentos e melhor redação evitando dupla interpretação. Entretanto, algumas são significativas e aqui apresentamos as principais:
Natação:
* A partir de agora, as provas de 400 metros livre, tanto em piscina curta como piscina longa, devem ter a exibição da última volta +5 metros, ou seja, 105 metros para piscina longa ou 55 metros para piscina curta, algo que anteriormente só acontecia nos 800 e 1500 metros livre.
* Final de prova submerso agora se aplica também para livre e borboleta. A mudança de regra de chegada no costas que permite os últimos 5 metros submersos agora também inclui os finais de prova de borboleta e livre. Ou seja, todos atletas poderão estar totalmente submersos no toque da parede.
* Com a utilização do VAR, a concordância entre o árbitro geral e o árbitro de partida por ocasião da saída não se faz mais necessária.
* Arbitragem agora também tem função durante o aquecimento. Ou seja, árbitros vão ser designados para específicas funções durante o aquecimento de competições. Este controle facilitará a organização de raias de tiros, ritmos e principalmente a questão de segurança de saídas de bloco.
* Recordes mundiais em abertura de revezamentos mistos agora são legais. Ou seja, tanto no masculino, como no feminino, recordes mundiais serão reconhecidos. Assim, esta regra também se estende para recordes de campeonato, estaduais, nacionais e internacionais.
Águas Abertas:
* A World Aquatics no seu compromisso com a preservação de rios e mares agora proíbe todo e qualquer produto que não seja biodegradável. Assim, toda a alimentação/hidratação deve ser feita ou nas plataformas específicas ou em uso de produtos biodegradáveis. Gels a partir de agora estão banidos.
* A prova do knockout swim (3K) que entrou no programa do Mundial de Singapura pela primeira vez, passa a ser oficial dos Mundiais e também entra no Mundial Júnior a partir deste ano na Argentina.
Foto Satiro Sodre / CBDA


