Aos 34 anos de idade, e ainda não aposentado, quando temos notícia de Sun Yang, tem controvérsia!
Duas matérias colocam o nadador na mídia nesta semana. A primeira foi na própria China, o jornal esportivo Dongqiudi foi quem publicou um artigo na suspeita da validade do Doutorado em Educação Física e Esportes pela Universidade de Esportes de Shanghai.
De acordo com a matéria, Sun Yang não aparecia na lista inicial dos aprovados para o Doutorado em 2018. Uma lista inicial havia sido publicada sem o nome do nadador que foi incluído posteriormente e, de acordo com a faculdade, ele teria tido a melhor nota na entrevista.
Sun Yang foi aprovado para Educação Física como bolsista da Universidade de Zhejiang em 2010 e fez seu mestrado em 2015. Esta notícia foi reportada no jornal Record China publicado no Japão e pode ser conferida clicando aqui.
Não se sabe ao certo, mas bem provavelmente, outra notícia publicada hoje, na RFI, Radio France International, traz um artigo dizendo que Sun Yang teria procurado a polícia para fazer um boletim de ocorrência por cyberbullying. De acordo com a matéria (link), o nadador chinês estaria recebendo múltiplos ataques online.
Ou seja, tradição mantida, Sun Yang é sempre motivo de controvérsia, sempre.
Foto Domeyko / SwimSwam


