O atletas mais buscado nas redes sociais da China e dono de 8 milhões de seguidores na plataforma Weibo, Zetao Ning é o nadador mais bem colocado na lista anual World Fame ESPN organizada pela rede americana que apresenta os 100 atletas mais populares do planeta. Ning, campeão mundial dos 100 metros nado livre em Kazan 2015, é o 66o na lista que ainda tem mais um nadador, o americano Ryan Lochte, uma posição atrás de Ning.

Zetao Ning é o recordista chinês dos 50 e 100 metros nado livre, e fora o ouro dos 100 livre em Kazan, acumula quatro medalhas de ouro dos Jogos da Ásia em 2014. Sua fama e popularidade, entretanto, é descomunal no seu país. Verdadeiro ídolo do público feminino, Ning é personagem ativo em programas de TV e inúmeros comerciais. São muitos patrocinadores, Skullcandy, Shanghai Bank, FitBit, Gillette, DeBeers China, Alexander Wang, Adidas e também muitos conflitos com a Federação Chinesa.

Zetao Ning campeão mundial 100 livre em Kazan 

No ano passado, Ning chegou a ser ameaçado de não ser convocado para os Jogos do Rio 2016 por ter se negado a nadar a tomada de tempo do 4×200 livre no Campeonato Nacional. Depois, foi proibido de treinar no centro oficial de treinamento e este ano foi suspenso da Seleção Nacional. Nada disso diminuiu a popularidade de Ning. Pelo contrário, o documentário que conta todo este drama foi um dos mais comentados e discutidos na TV chinesa.

Documentário Turning Point, o drama de Zetao Ning com legenda em inglês 

Aos 24 anos de idade, Ning já testou positivo para doping. Foi em 2011, quando tomou um remédio proibido com a substância Clenbutrol sendo suspenso por um ano, ficando de fora dos Jogos de Londres em 2012. Voltou forte em 2013 e desde 2014 lidera o ranking nacional das provas de velocidade do seu país. Integrante da Marinha Chinesa, Zetao Ning era nadador de medley na juventude. Uma doença de calcificação no joelho direito impediu de continuar a executar a pernada de peito, seguindo na natação e passando a se especializar no nado crawl.

China’s gold medal winner Ning Zetao salutes during the ceremony for the men’s 100m freestyle final at the Swimming World Championships in Kazan, Russia, Thursday, Aug. 6, 2015. (AP Photo/Sergei Grits)

Desde 2015, Zetao Ning treina na Austrália com Matt Brown, técnico que revelou Emily Seebohm. Recentemente, Brown assinou um contrato para um novo complexo aquático onde recebe além de Ning outros nadadores da Seleção Chinesa. Por já ter testado positivo para doping, segundo a regulamentação da natação australiana, Brown não pode receber nenhum nadador da Seleção Nacional de seu país, bem como nenhuma forma de incentivo da Federação. Entretanto, pelo alto valor pago para treinar Zetao Ning, este sacrifício “compensa”.

A LISTA 100 WORLD FAME ESPN

Cristiano Ronaldo é pelo segundo ano consecutivo o líder de popularidade no esporte mundial. Aliás, a lista lançada pela ESPN em 2016 tem os mesmos três primeiros colocados pela ordem: Cristiano Ronaldo, Lebron James e Lionel Messi. Quem caiu foi o brasileiro Neymar, quarto colocado no ano passado, este ano em sexto.

A natação no ano passado tinha Michael Phelps em 46o, era o único nadador da lista. Este ano, são dois, Zetao Ning em 66o e Ryan Lochte em 67o.

Veja aqui o Top 10 do World Fame 100 da ESPN:
1o Cristiano Ronaldo, futebol, Real Madrid
2o Lebron James, basquete, Cleveland Cavaliers
3o Lionel Messi, futebol, Barcelona
4o Roger Federer, tênis, Espanha
5o Phil Michelson, golfe, Estados Unidos
6o Neymar, futebol, Barcelona
7o Usain Bolt, atletismo, Jamaica
8o Kevin Durant, basquete, Golden State Warriors
9o Rafael Nadal, tênis, Espanha
10o Tiger Woods, golfe, Estados Unidos

Outros brasileiros na lista:
18o Kaká, futebol, Orlando City
39o Anderson Silva, MMA, Brasil
45o Marcelo, futebol, Real Madrid
57o Daniel Alves, futebol, Juventus
76o Thiago Silva, futebol, PSG
92o Felipe Massa, automobilismo, Brasil
96o Gabriel Jesus, futebol, Manchester City

Dos 100 atletas da lista, todos em atividade, 38 são do futebol, 13 do basquete, 11 do golfe, 10 do tênis, 8 do futebol americano, e 20 de outros esportes. Domínio absoluto masculino, 92 são homens, apenas oito mulheres.

Por país, os atletas americanas na ponta com 35 representantes e o Brasil aparecendo em segundo lugar com oito atletas.

Cristiano Ronaldo o número 1 da lista é destacado pelas suas redes sociais e a forte influência que tem no mercado. O jogador português tem 118 milhões de seguidores no Facebook, 93 milhões no Instagram, 50 milhões no Twitter.

Na lista também se destaca os maiores rendimentos anuais, com o tenista Roger Federer liderando com 60 milhões de dólares a frente de Lebron James com 55 milhões e o golfista Phil Mickelson com 50 milhões.

Aqui o link da ESPN e seu World Fame 100 de 2017:

http://www.espn.com/espn/feature/story/_/page/worldfame100/espn-world-fame-100-top-ranking-athletes

Veja a lista da ESPN World Fame 100 2016:

http://www.espn.com/espn/feature/story/_/id/15685581/espn-world-fame-100

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário