Vá contando aí, 21 dias para a disputa da 17a edição do Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos em Budapeste, na Hungria. Hoje, o destaque vai para o Campeonato Mundial de 2011 em Shanghai, onde foram distribuídas 21 medalhas de ouro para os homens e 21 para as mulheres, o maior número da história da competição.

No programa atual, em provas masculinas e femininas, o máximo que se pode distribuir são 20 medalhas de ouro para cada sexo, mais duas medalhas para os revezamentos mistos criados na última edição. O programa de 20 provas por sexo vem desde o Mundial de Fukuoka. Em Shanghai 2011, diferente destes últimos oito Mundiais, tivemos 21 ouros para homens e 21 para as mulheres. A razão disso? Dois empates!

Para os homens, o empate foi ainda mais emblemático. Dois franceses, Camile Lacourt e Jeremy Stravius se sagraram campeões mundiais dos 100 metros nado costas nadando para 52.76. Os dois travaram belos duelos desde as eliminatórias quando Lacourt fez o melhor tempo da prova com 53.30 e Stravius na série anterior nadou quatro centésimos mais lento. Na semifinal, Stravius passou a frente, 52.76, Lacourt também melhorou, mas na casa dos 53, 53.09.

Na final, Lacourt, mais veloz, passou na frente 25.26, Stravius em segundo, 25.34. Na chegada, os dois 52.76. Era o primeiro empate entre duas nações na história dos Campeonatos Mundiais.

Três dias depois, na final dos 100 metros nado livre feminino, outro empate entre campeãs. Neste, a dinamarquesa Jeanette Ottesen dividiu o alto do pódio com a bielo-russa Aliaksandra Herasimenia marcando 53.45. Um empate um tanto inesperado, principalmente pelos resultados das eliminatórias e semifinais.

Nas eliminatórias, Herasimenia foi apenas a décima, na semifinal a oitava. Nadou a final na raia 8. Ottesen foi o segundo tempo das eliminatórias, caiu para quarta na semifinal. Na final, a holandesa Femke Heemskerk, melhor tempo das eliminatórias e segundo das semifinais, até passou na frente, mas acabou fora do pódio em quarto lugar. Herasimenia passou em segundo, Ottesen em terceiro, na chegada as duas 53.45 e execução de dois hinos nacionais.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário