No próximo fim de semana, o filho da dona Miriam Elizabete, Brandonn Pierry Cruz de Almeida, 20 anos completados no dia 16 de março embarca para os Estados Unidos. Destino: Columbia, capital da Carolina do Sul, segunda maior cidade do Estado e com população de 134 mil habitantes. Destes, mais de 30 mil são estudantes da University of South Carolina, a nova casa de Brandonn.

Brandonn Almeida. Trofeu Jose Finkel de Natacao, realizado na Unisanta. 11 de agosto de 2017, Santos, SP, Brasil. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

O nadador do Corinthians e Seleção Brasileira ingressa na equipe de natação da Universidade, uma das 13 modalidades esportivas que a equipe disputa na Divisão I do NCAA. Brandonn vai treinar sob o comando do Head Coach McGee Moody, 10 anos no comando da equipe, mais diretamente com o assistente Mark Bernardino, este um conhecido treinador americano com excelentes resultados na Universidade da Virginia onde foi head coach durante anos. Bernardino teve nadadores olímpicos em todos os Jogos desde 1996.

Dois destes nadadores, o egípcio Akaram Mahmoud e o equatoriano Tomas Peribonio vão ser companheiros de treino e raia de Brandonn. Mahmoud nada as provas de fundo, Peribonio os 400 medley. O egípcio foi quinto colocado nos 1500 metros nado livre do Mundial de Kazan, melhor resultado masculino do país em campeonatos mundiais. Depois disso, ficou em 11o na mesma prova no Rio 2016 e este ano terminou em 10o no Mundial de Budapeste. Peribonio já completou sua elegibilidade como atleta-estudante, mas seguirá treinando na Universidade na sua preparação para Tóquio 2020.

Trofeu Jose Finkel de Natacao, realizado na Unisanta. 12 de agosto de 2017, Santos, SP, Brasil. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Brandonn vai ser uma das principais estrelas da equipe. Tradicionalmente a South Carolina não recebe muitos estrangeiros. Na equipe atual, apenas dois alemães, um israelense e um egípcio no grupo. Não será o primeiro brasileiro da história a defender o programa. Julio Cesar Aparecido, nadador de borboleta de São José dos Campos, foi destaque da equipe no final da década de 90.

Não é dos mais destacados programas da natação universitária americana, mas reconhecidamente em plena evolução. Nos três últimos anos, os três melhores resultados no Campeonato do NCAA: 19 em 2015, em 17o em 2016 e 15o neste ano. A equipe nunca teve um campeão ou sequer um medalhista no NCAA. Na Conferência Southeastern, uma das principais da natação universitária americana vai enfrentar equipes fortes como Florida, Auburn, Georgia, Tennessee. Depois de dois anos em sétimo, a South Carolina foi oitava na Conferência deste ano. Mahmoud é o atual bi campeão da Conferência na prova das 1650 jardas livres.

Trofeu Jose Finkel de Natacao, realizado na Unisanta. 12 de agosto de 2017, Santos, SP, Brasil. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Isso vai ser uma novidade na carreira de Brandonn. Nadar em jardas. O Carolina Natatorium é um moderno e amplo complexo aquático com três piscinas. A principal é 50 x 25 jardas. A temporada sempre inicia com longos treinos em piscina de 50 metros, mas nos meses finais de preparação para a Conferência e o NCAA os treinos são puramente em jardas. As competições são constantes, uma média de 2 ou mais por mês, todas em jardas.

Brandonn vai ter uma dificuldade inicial em transportar seu ritmo, seu parcial para a piscina de jardas. Vai ter de aprender a tirar proveito das viradas, do nado submerso. Uma piscina de 25 jardas tem 22,86 metros. Seu treinamento físico vai ser incrementado, nos Estados Unidos se gasta boa parte do trabalho na musculação e fortalecimento dos atletas.

Brandonn Almeida. Trofeu Jose Finkel de Natacao, realizado na Unisanta. 12 de agosto de 2017, Santos, SP, Brasil. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Suas melhores marcas de 15:11.70 nos 1500 livre e 4:12.49 nos 400 medley vão trazer um belo impacto na equipe. Na conversão para as jardas, os 400 medley 3:38.40 está bem abaixo do recorde da escola do equatoriano Peribonio de 3:43.20 e grandes chances de chegar a final do NCAA. Nas 1650 jardas livre, ainda vai ter de melhorar, a conversão lhe dá 14:48.89 e o egípcio Mahmoud tem 14:31.66.

A temporada universitária de treinamentos já começou. As aulas começam na próxima semana. A primeira fase são treinos mais leves, preparação geral, distância e pouca intensidade. As primeiras competições em outubro. A Conferência SEC em fevereiro e o Campeonato Americano NCAA de 22 a 24 de março do próximo ano em Minneapolis, Estado de Minnesota.

Até lá, Brandonn vai ter uma semana de folga, entre Natal e Ano Novo. Já começa o ano treinando, o chamado Christmas Training é um período intenso de trabalho, largas distâncias e uma boa dose de quantidade. Ainda não está certa a presença de Brandonn no Open no final do ano. Pela data estabelecida pela CBDA, a tendência é a não participação do nadador. Normalmente, coincide com a semana de provas na faculdade.

Nos primeiros dois anos, Brandonn não vai precisar definir qual será sua carreira. A South Carolina tem mais de 350 cursos, de gradução, mestrado e doutorado. O curso de International Business está entre os melhores dos Estados Unidos há vários anos. A universidade tem o campus principal em Columbia com 145 acres, mas possui outros três campus espalhados pelo estado.

Nas cores vinho e preto, Brandonn Almeida a partir de agora é um Gamecock, um galo de briga. Mascote da equipe da South Carolina e vai continuar defendendo as cores do Corinthians no Brasil. Na sua entrevista ao SporTV durante o Troféu José Finkel, ele fez questão de ressaltar que não era despedida, e sim, um “até breve”.

Go Gamecock!