A natação competitiva tem suas regras, seus campeonatos, seu formato pré-definido e amplamente conhecido. Por anos, seguimos a cartilha, deixando nossos campeonatos em ritmo maçante e repetitivo. A Best Swimming está em Aracaju, veio conhecer o Circuito CVC de Natação Escolar que este ano completou 15 anos de vida. Um torneio diferente, criado com foco para as categorias de base e que há anos tem sido a revelação dos valores da natação local. Assistimos a última classificatória no sábado e a grande final no domingo. A piscina da UNIT, Universidade Tiradentes, esteve lotada e trazemos um pouco de tudo que se viu por aqui.

O Circuito CVC é uma competição que na sua criação tinha como modelo fazer tudo o que faltava nas competições tradicionais. Atletas das categorias mini-mirim até petiz II nadam provas de 25 metros nos quatro estilos. O torneio é disputado em quatro etapas classificatórias onde os atletas são premiados com medalhas de ouro, prata e bronze de acordo com os tempos alcançados numa tabela pré-definida pela organização. Todos levam alguma medalha.

Ao final das quatro etapas, os oito melhores de cada prova são apurados na soma dos pontos acumulados e se conhecem os nadadores que farão a grande final. Nesta, temos a premiação dos três melhores tempos, mas todos os finalistas vão ao pódio também recebem suas medalhas.

A diferença do primeiro colocado nas fases classificatórias e da grande final, é de que o atleta vencedor é apontado como “o nadador de melhor tempo” enquanto na final é o campeão. O objetivo é promover que todos os atletas melhorem seus tempos, consigam entrar na tabela de ouro e mesmo chegando em colocações que não seja a do primeiro lugar, também sejam considerados para a medalha de ouro.

O evento também é inclusivo. Valoriza a massificação e tem contagem de pontos entre as escolas particulares e públicas da rede de ensino de Sergipe e estados da região. A contagem de pontos vai até o 21o lugar. A massificação é uma das prioridades.

No desfile de abertura, a Seleção Sergipana Escolar foi homenageada. O grupo esteve nos Jogos Escolares da Juventude em Curitiba e todos foram revelados no CVC.

A organização também quis valorizar o trabalho dos profissionais e recompensa os treinadores com um bônus de acordo com o número de atletas inscritos além de premiação em dinheiro para as equipes melhores classificadas. Na cerimônia de abertura do evento, cada treinador foi premiado por um de seus atletas com uma medalha da competição.

Um sentimento de perda acompanha os atletas da categoria Petiz II que fazem a sua despedida da competição na última etapa da temporada disputada neste domingo. A partir do próximo ano, estes nadadores passam para o Infantil e seguem na natação competitiva participando dos campeonatos nacionais e regionais. Não nadam mais o Circuito CVC, mas muitos deles voltam para assistir e até mesmo trabalhar. Todos os salva-vidas designados na etapa passaram pelo evento no passado.

Uma premiação de qualidade, medalhas personalizadas, troféus, além de uma produção visual em torneio animado por músicas, aberto com desfile e um clima de festa. O torneio tem organização da Agitação Esportes, patrocínio master da CVC e com participação de diversos apoiadores locais incluindo a UNIT, Universidade Tiradentes, que sedia todas as etapas da disputa incluindo a grande final. O Circuito CVC é uma maneira diferente de pensar o nosso esporte e eventos como este estão fazendo falta no calendário nacional.

Iniciativas como estas precisam ser reconhecidas, promovidas e divulgadas. O esporte nacional carece de boas idéias e o Circuito CVC foi plenamente aprovado, um sucesso.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário