Criado em 1998 pela CBDA, o Pinheiros chegou ao seu 10o título do Ranking Nacional de Clubes, o nono consecutivo. A conquista foi a mais apertada das últimas temporadas e só definida nas provas finais. Pinheiros campeão do ranking com 210 pontos, três a mais do que o Minas Tênis Clube e 12 a frente do Corinthians. Pinheiros, Minas e Corinthians ocupam os três primeiros postos do ranking nacional desde 2008.

O primeiro título do Ranking para o Pinheiros veio em 2003, mas a série atual começou em 2009 vencendo construtivamente desde então. Em 2013, Corinthians e Pinheiros dividiram o primeiro lugar.

Em 20 anos de Ranking Nacional de Clubes, o Pinheiros é o maior vencedor com 10 títulos seguido por Minas Tênis Clube com sete, Vasco da Gama com dois, Flamengo e Corinthians com um.

No resultado final deste ano, uma novidade, o Grêmio Náutico União em quinto lugar com 148 pontos, seis a frente do Clube Curitibano, seu arqui-rival na região Sul. Foi a primeira vez que o clube gaúcho fez a lista do Top 5 do Ranking.

O melhor clube carioca no Ranking desde ano foi o Flamengo em oitavo lugar com 118 pontos. A última vez que um clube carioca entrou no Top 5 foi em 2012, o próprio Flamengo na quarta colocação.

A pontuação aferida no raking é determinada pela colocação de cada clube nos respectivos campeonatos nacionais, absolutos e de categoria. Apenas o Troféu Open não entra nesta contagem.

Os melhores de cada região de 2017 foram:
Sudeste – Pinheiros campeão 210 pontos
Sul – Grêmio Náutico União 5o 148 pontos
Centro-Oeste – Iate Clube de Brasília 11o lugar com 59 pontos
Nordeste – ACEB da Bahia 17o lugar com 31 pontos
Norte – Associação Aquática Marinho de Roraima em 27o lugar com 9 pontos

Veja aqui o ranking nacional completo:
RANKING – 2017

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário