O sistema de apuração da equipe brasileira agora é em seletiva única. Para todas competições e em todos os níveis. Assim ficou determinado em decisão do Conselho Técnico de Alto Rendimento que os oito atletas, quatro homens e quatro mulheres, que irão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude serão escolhidos pelos resultados das provas eliminatórias do Troféu Brasil/Maria Lenk de 17 a 21 de abril, no Parque
Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro.

A decisão de usar apenas os tempos das eliminatórias é restringir a apenas uma chance, igual para todos, sem a oportunidade de algum atleta nadar melhor na final e tirar a vaga de alguém que fez o tempo pela manhã.

O Brasil por ter ficado entre os 16 melhores países na classificação por pontos do Mundial de Budapeste ganhou o direito de enviar equipe completa para a Olimpíada da Juventude, oito atletas, quatro de cada sexo. A CBDA ainda vai definir os critérios de escolha, mas deve seguir o mesmo padrão da Seleção Principal, o ranking mundial com dois atletas por prova.

Nos Jogos Olímpicos da Juventude existem as provas de 50 metros nos estilos, porém a CBDA não irá considerar as provas não-olímpicas. Assim, servirão apenas como classificatórios os resultados alcançados nas provas:
50, 100, 200, 400 e 800 metros nado livre, 100 e 200 metros costas, 100 e 200 metros peito, 100 e 200 metros borboleta, 200 medley.

São elegíveis para as vagas dos Jogos Olímpicos da Juventude os atletas nascidos entre os anos de 2000 a 2003.


A terceira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude serão disputados de 6 a 18 de outubro em Buenos Aires, na Argentina.

Link oficial da competição na página da FINA:
http://www.fina.org/event/3rd-summer-youth-olympic-games

Link oficial da competição na página do COI:
https://www.olympic.org/buenos-aires-2018

Link oficial da competição:
https://www.buenosaires2018.com/en/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário