Gregg Troy, 67 anos de idade, anunciou nesta quarta-feira a sua aposentadoria da natação universitária depois de 20 anos no comando da Universidade da Flórida. O anúncio pegou todos de surpresa, mas Coach Troy decidiu não se afastar da natação competitiva ao indicar que seguirá no comando do time de elite do Gators Swim Club.

Coach Troy e o título feminino de 2009/2010

Na Universidade da Flórida, Troy conquistou apenas um título do NCAA em 2009/2010 com as mulheres, exatamente o time que vinha enfrentando problemas nos três últimos anos. Foram as três piores colocações da história. Enquanto isso, os homens tiveram durante todo o seu período uma performance estável. Foram 12 temporadas no Top 5 e por três vezes terminando na terceira colocação.

Sob o comando de Gregg Troy, a Universidade da Flórida produziu 43 campeões do NCAA e 177 campeões da Conferência Southeastern. Durante estes anos, a UF produziu 47 nadadores olímpicos que em 78 aparições nas Olimpíadas produziram 23 medalhas, sendo 11 de ouro. Entre estes nadadores, nomes como Ryan Lochte, Elizabeth Beisel, Caeleb Dressel entre os americanos, e brasileiros como Gustavo Borges, Carlos Alberto Jayme, Gabriel Mangabeira, Joanna Maranhão, Lucas Salatta, Thiago Pereira.

Com Caeleb Dressel sua mais nova estrela

Coach Troy esteve em quatro Jogos Olímpicos. Foi head coach da Seleção Americana nos Jogos de Londres em 2012 e pela Tailândia em 1992, além de treinador assistente do time americano nos Jogos de 1996 e 2008. Também teve aparições em Pan Pacífico, Jogos Pan Americanos, Campeonatos Mundiais de Piscina Longa.

Fora do time universitário, Troy deixa o processo desgastante de recrutamento de novos atletas/estudantes, além do treinamento em piscina de jardas e vai poder focar no que realmente gosta: dar treino e conquistas internacionais. Para isso, vai estar no comando do time de elite do Gators Swim Club onde estão nomes como Ryan Lochte, Caeleb Dressel, Andrea D’Arrigo, Arkady Vyatchanin, Elizabeth Beisel e a venezuelana Andreina Pinto, entre outros.

Head Coach do time americano em Londres 2012 – Foto University of Florida

Vale destacar que a Universidade da Flórida anunciou em setembro do ano passado (link) a extensão do contrato de Gregg Troy até 2020 quando, então, ele deveria se aposentar. Ao que tudo indica, o técnico decidiu deixar o time universitário para focar nos atletas em busca de melhores resultados em Tóquio 2020.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário