Numa carta bela e emocionante, James Magnussen anunciou a sua aposentadoria do esporte. Aos 28 anos de idade, com 17 medalhas internacionais, duas vezes campeão mundial dos 100 metros nado livre e uma prata olímpica por um centésimo. Magnussen foi o melhor nadador de 100 metros nado livre do mundo nos anos de 2011 a 2013. Depois disso teve problemas no ombro, a ponto de uma dupla cirurgia. No retorno difícil, a desmotivação, troca de treinador, Magnussen nunca mais voltou a ser o mesmo.

Ainda esteve nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, mas apenas para nadar o revezamento. Depois disso, tirou umas longas férias e nunca mais conseguiu recuperar, nem motivação, nem a forma. No ano passado, o head coach da Seleção Australiana Jacco Verhaeren já previa, a aposentadoria de Magnussen era questão de “50×50”.

Hoje, ele publicou a seguinte carta no site da Federação Australiana de Natação:

“Eu levei um tempo para tomar a melhor decisão para mim passar para uma nova fase e eu queria fazer isso quando estivesse num perfeito estado mental e físico antes de anunciar minha aposentadoria.

Aos 28 anos de idade, eu sinto que até poderia nadar mais uma Olimpíada, mas com o alto grau de exigência que coloquei em minha carreira, eu acredito que agora seja o momento certo para deixar o esporte.
Isso tem sido algo que eu jamais tinha sonhado que seria possível para aquele jovem menino que cresceu em Port Macquarie.

Eu disfrutei de cada momento e todas as experiências, boas ou ruins, e isso tudo fez o homem que eu me tornei.
I sempretive orgulho de subir no bloco e representar minha família, meus amigos e meu país. Não existe honra ou responsabilidade maior do que essa.

Durante minha carreira, fiz amigos para o resto da minha vida, tenho memórias que levarei comigo para o resto de minha vida. As pessoas que trabalharam comigo diariamente foram fonte de motivação e inspiração.
Para os meus preparadores físicos, meu fisiólogo, biomecânico, treinador mental, nutricionista, manager, massagista e fisioterapeuta, eu sempre seria agradecido pelo tempo e esforço que vocês dedicaram em minha carreira. Vocês me fizeram sorrir todos os dias e espero ter correspondido a cada um de vocês.

Para os meus treinadores Mitch e Lach Falvey, Brant Best e Michael Mullens, vocês não me fizeram somente como nadador, mas como o homem que eu me tornei. Cada um de vocês foi um entor e me ajudaram a navegar sobre as coisas boas e ruins. Eu serei o resto de minha vida agradecido por tê-los em minha vida e reconheço que nada do que consegui teria sido possível sem a presença de vocês.

Mãe e pai, a jornada sempre começa as 5 horas com o alarme. Vocês me deram toda as oportunidades para eu me realizar e me ajudaram durante todo o caminho. Eu não chegaria aqui sem vocês. Eu tentei durante toda a minha carreira fazê-los orgulhosos e acredito que quando olharmos para trás, nos sentiremos ainda mais reconfortados.
Finalmente para a minha namorada Rose. Muito obrigado por estar comigo durante este tempo. Esta decisão de aposentadoria não veio fácil, mas você me ajudou e me acompanhou durante todo este tempo. Estou vislumbrando nosso futuro com grande ansiedade e prosperidade.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário