Depois de quatro anos suspenso por doping, o peruano Mauricio Fiol voltou a competir. Participou nestes últimos dias do Campeonato Chileno de Inverno, em Santigo, e mesmo sem descansar conseguiu bons resultados.

Fiol, que é treinado pelo brasileiro radicado no Perú Reinaldo Dias, venceu as provas de 100 borboleta com 54.24, 200 borboleta com 1:58.82 e 400 metros nado livre com 3:58.99. O melhor resultado veio na sua especialidade, os 200 borboleta onde com 1:58.82 nadou abaixo da marca B exigida para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (1:59.97).

O nadador peruano testou positivo para Estanozolol no dia 12 de julho de 2015, na véspera do início da natação dos Jogos Pan Americanos de Toronto. Depois de chegar em segundo lugar e até receber a medalha de prata dos 200 borboleta, Fiol ainda nadou as eliminatórias dos 100 borboleta passando a final antes de ser comunicado do teste positivo. Perdeu a medalha, os resultados e recordes e foi suspenso por quatro anos.

Durante todo este tempo, nunca deixou de treinar, fez águas abertas e percorreu o país em clínicas e apresentações. Desde o final do ano passado está treinando com Reinaldo Dias que já havia sido treinador de Fiol durante a sua fase de desenvolvimento.

Fiol está convocado pela Federação Peruana para os Jogos Pan Americanos, mas ainda não tem confirmada que provas irá participar na competição.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário