Todo continente em quarentena, mas abaixo relacionamos cada um dos países filiados a CONSANAT, Confederação Sul-Americana de Natação, e seus respectivos planos de retomada das competições, treinamentos e reabertura das piscinas.

A CONSANAT tinha o Campeonato Sul-Americano dos Esportes Aquáticos programado para março/abril deste ano em Buenos Aires, na Argentina. A competição foi suspensa quando faltavam duas semanas para a sua realização, inicialmente transferida para junho, e agora, ainda sem previsão. Existe uma corrente para que seja disputada este ano e outra para o início de 2021. Embora seja mais seguro abrir o ano com o torneio, existe a questão orçamentária, já que fundos para estes eventos são basicamente governamentais e precisariam ser realizados ainda este ano. Uma transferência para 2021, representa um outro pedido orçamentário de verba já aprovada.

Veja abaixo a situação por país
ARGENTINA
Piscinas fechadas, calendário paralizado e sem previsão de retorno. Quarentena na Argentina é bem mais controlada e severa do que no Brasil. CADDA, Confederação Argentina de Desportos Aquáticos tem feito inúmeras reuniões em teleconferência debatendo programas, calendários e projetos. Muitos clubes estão fechados e com camas colocadas em suas instalações funcionando como hospitais de campanha.

BOLÍVIA
Quarentena em vigor em todo país, piscinas fechadas, clubes parados. Previsão de retorno a competições em novembro/dezembro.

CHILE
FECHIDA, Federação Chilena de Desportos Aquáticos, está fazendo diversas reuniões técnicas e discussões online, mas ainda, seguindo a orientação governamental, não há qualquer previsão de retorno aos treinamentos e competições.

COLÔMBIA
Todas piscinas fechadas. FECNA, Federação Colombiana de Natação tem feito cursos e lives com atletas e treinadores nas plataformas digitais.

EQUADOR
Quarentena absoluta, uma das mais rigorosas do continente. Todas piscinas fechadas sem qualquer previsão.

PARAGUAI
País paralizado e iniciando um estudo para restabelecer a abertura progressiva. Fronteiras estão fechadas até 2021, e a FEPANA, Federação Paraguaia de Natação, estuda um plano de retorno aos treinamentos.

PERÚ
Totalmente parado e aguardando orientações governamentais. Diversas publicações nas redes sociais movimentam a natação especialmente no Facebook.

SURINAME
Único país que identificamos acesso limitado e restrito a algumas piscinas.

VENEZUELA
Em quarentena, sem qualquer atividade ou ação. Piscinas fechadas por decisão governamental.

URUGUAI
Seguindo orientação governamental, tudo paralizado. Já se iniciam estudos para projetar a estratégia de retorno para os próximos meses, mas ainda aguardando orientação das autoridades esportivas.

1 responder
  1. Flávio Castro
    Flávio Castro says:

    Argentinos assumiram o isolamento social/quarentena, de forma como deveria ser, resultado: no dia 17 de março havia um óbito por covid19 no BR e dois na Argentina. No dia 28 de abril, por covid19, 4555 óbitos no BR e 197 na Argentina…

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário