Aos 31 anos de idade Hanser Garcia não está mais nadando. Agora é técnico, não mora mais na sua Cuba, é treinador no México para onde emigrou com sua esposa e filhos. Nestas últimas semanas, Garcia participou de diversas lives e contou na internet suas dificuldades e o motivo do fim de sua carreira. Mais que isso, faz acusações aos dirigentes, reclama das péssimas condições de treinamento e dos conflitos que resultaram na abreviação da sua passagem como atleta da natação cubana.

 

 

Hanser Garcia Herfändez nasceu em Havana, dia 31 de outubro de 1988. Era jogador de polo aquático, mas muito rápido chamava a atenção dos treinadores de natação. “El Pollo”, o frango, era bastante popular passou a fazer parte da equipe nacional e brilhou imediatamente.

Seu apogeu foi nos Jogos Pan Americanos de Guadalajara em 2011, no México. Saindo mal e virando pior ainda, Garcia brilhou com uma prata nos 100 livre e um bronze nos 50 livre. Sua capacidade de fechar forte as provas impressionava. No ano seguinte, sua primeira, e única, Olimpíada em Londres, chegou a final dos 100 livre, terminou na sétima colocação.

 

 

A partir daí iniciam uma série de conflitos e problemas. Principalmente com os dirigentes do INDER, o Ministério do Esportes de Cuba. Também vieram punições e suspensões.

Problemas com água fria, sem piscina para treinar, sem qualquer benefício da Federação Cubana. Lulu Mojarieta é a técnica da Seleção Cubana e junto com Garcia teve de enfrentar todos estes problemas, mas também reclamou por diversas vezes de Garcia, algumas vezes suspenso por indisciplina.

 

Photo by Julie Jacobson/AP/Shutterstock (6935111ac)
Athletes, from left, Cuba’s Hanser Garcia, silver medal, Brazil’s Cesar Cielo, gold medal, and Cayman Island’s Haune Frazer, bronze medal, pose for pictures at the podium during the men’s 100m freestyle medal ceremony at the Pan American Games in Guadalajara, Mexico
Pan American Games Swimming, Guadalajara, Mexico

 

Abaixo a matéria que traz um pouco destes detalhes de conflito e um vídeo de uma Live onde Garcia descreve em detalhes e acusa alguns dirigentes.

Matéria:

HANSER GARCÍA: SI HUBIERA TENIDO UN POCO MÁS DE APOYO PUDIERA HABER LLEGADO MÁS LEJOS.

Veja as provas que Hanser Garcia brilhou nos Jogos Pan Americanos de Guadalajara 2011:

Entrevista de Hanser Garcia a TV cubana após a campanha vitoriosa no Pan

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário