Belíssima e emocionante homenagem que a FGDA prestou a família, amigos, atletas e ex-atletas do treinador João Maia recentemente falecido. Por ocasião do Torneio de Abertura da Temporada, agora nomeado Troféu João Maria, a família foi recebida e homenageada pelo trabalho e legado deixado pelo treinador.

 

Aqui o texto lido na homenagem:

Estar a frente do seu tempo é muito mais do que uma simples expressão, é um sentimento, um questionamento e acima de tudo um descobrimento.

Normalmente usamos o termo para gênios, inventores, descobridores, pessoas que, fora sua potencialidade dinâmica, sempre tem algo em comum, a busca incessante por algo melhor, construindo oportunidades e perspectivas.

João Fernando Maia nos deixou cedo, mas deixou sedimentado esta imagem quase que unânime. João era diferenciado, a frente do seu tempo, do nosso tempo.

Seu olhar crítico, suas ideias que pareciam revolucionárias a cada ano ganharam mais adeptos e reconhecimento. Quem teve a oportuniade de treinar, nadar ou conviver com João, é um afortunado.

A personalidade forte e de ideias firmes e seguras, era alternada com uma sensibilidade amistosa e agregadora. João sempre foi grato a seus pais, sua família, amigos e volta e meia citava seus treinadores Delmar Reis e Richard Powers.

Gratidão é das maiores qualidades humanas, e João era cheio dela.

Dificuldades e desafios nos fazem fortes. João fez parte da primeira turma da Escola de Educação Física do IPA, passou por clubes pequenos até chegar ao Grêmio Náutico União onde atingiu o ápice de sua carreira.

Resultados regionais, nacionais e internacionais alcançados, mas não representam todo o legado que João nos deixou. Volta e meia, batia uma certa frustração, afinal, não é fácil conviver com ideias que estão a frente do seu tempo.

Ao final de tudo, ele formou cidadãos, influenciou carreiras e famílias.

Aliás, este era o João. Um homem família, capaz de reunir o amor pelos seus entes ao esporte que tanto fazia parte da sua vida.

Hoje, aqui estamos reunidos para celebrar uma pessoa que inspirou a todos e que neste momento é reconhecida, pelo que fez e pelo que nos deixou. Que oportunidade maravilhosa estamos vivenciando.

Aos amigos, ex-atletas e colegas que aqui estão, as novas gerações que se fazem presente neste momento, saibam que o João está lá de cima nos olhando, nos observando. Tratem de nadar forte, rápido, do jeito que o João gostava e apregoava. Façam isso por vocês, pelo esporte que todos nós e o João tanto ama.

Viva a natação!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário