Autor • Pedro de Figueiredo
Fonte • Best Swimming

E agora?

Acabada a competição, chegou a hora da convocação para Xangai. Em algumas provas, mais de dois atletas têm índices. Este é o caso dos 200m peito. A decisão de quais provas Thiago Pereira vai nadar pode influenciar a ida ou não de Tales Cerdeira. Thiago confirmou que nadará os 200m medley e os 400m medley, além do revezamentio 4x100m medley. Ele não quer nadar os 200m costas, mas vê com bons olhos cair na água para os 200m peito.

E Cielo…

Já Cielo analisa se vai competir ou não nos 50m borboleta. Ele, no entanto, afirmou após a prova de domingo que entre o borbo e o revezamento, o segundo será sua prioridade. Durante esta semana, Cesão vai sugerir que o Brasil leve um quinto homem para os 4x100m livre para que ele possa se poupar nas eliminatórias.

A única coisa certa

No entanto, a única coisa certa mesmo até o momento é que esta semana o supervisor técnico da CBDA, Ricardo de Moura, vai se reunir com os principais nomes do Brasil para analisar junto com eles quais provas cada um vai nadar. Aí sim, teremos uma decisão definitiva antes da convocação.

O presente de Cesão

O campeão olímpico Cesar Cielo não esqueceu do Dia das Mães. O presente dele para sua mãe, dona Flávia, foi ter nadado bem os 100m borboleta durante o revezamento 4x100m medley. Ele havia prometido para a mãe um bom resultado na prova e conseguiu.

Albertinho é Mengão

Apesar de ter um atleta do PRO 16 no Minas, Vinicius Waked, Albertinho vestiu de vez a camisa do Flamengo na competição neste domingo. Sua justificativa era de que não poderia desprezar o presente da presidente Patrícia Amorim que lhe deu uma blusa personalizada.

Falando em PRO 16…

Depois do Maria Lenk, uma parada. Os treinos só voltam na quinta.

Nada de descanso

Nicholas Santos, Nicolas Oliveira, Henrique Rodrigues, Henrique Barbosa, Guilherme Guido, Tales Cerdeira, Rodrigo Castro e Gabriel Mangabeira não tiveram descanso após o Maria Lenk. Os atletas tiveram que se apresentar e ficam até esta terça no Forte da Urca a serviço do Exército Brasileiro.

Guido satisfeito

Guilherme Guido está muito satisfeito com o treinamento que tem feito na Espanha. Ele é companheiro de equipe do também brasileiro Henrique Barbosa. Os dois evoluíram bastante para este Maria Lenk.

Alívio

Fabíola Molina após nadar a última prova: "Ah, acabou".

Djan emocionado

O grande Djan Madruga afirmou que Fabíola Molina é a atleta que mais o deixa emocionado. Segundo ele, o momento mais emocionante da competição foi a vitória da nadadora do Minas sobre Kirsty Coventry, campeã olímpica dos 200m costas, na prova dos 100m costas. "Ela é o exemplo da natação feminina no Brasil", disse Djan.

Parabéns Minas

Acabada a competição, o Minas tem todos os méritos pelo feito. Parabéns aos treinadores, dirigentes, atletas, pais e equipe de apoio. O título foi mais que merecido.

12 respostas
  1. Eduardo
    Eduardo says:

    Galera, vamos deixar de lero-lero, as competições hoje, mesmo as nacionais (de cada país) são internacionais!! O mundo de hoje é global, não existe fronteira, haja vista a invasão de brasileiros nos campeonatos americanos, nos NCAA, franceses, espanhóis e etc. Se a “gringada” vem e vai pra final, mérito deles, nadaram melhor, se preparam melhor! Isso tem que servir de incentivo pra brazucada! O que falar do 100 peito masculino? No último GP americano só deu brazuca, e aí????

  2. Rodrigo
    Rodrigo says:

    Acho que a participação de estrangeiros pode ser positiva, por exemplo, os excelentes 1500 do Arapiraca no ML pode ter sido impulsionado por ter o Melouli do lado durante a prova.

    Só não concordo com esse negócio de “bater recorde sulamericano”. O cara vem aqui quebra um recorde que não será validado, portanto, não será registrado, depois volta no outro ano e quebra de novo, e assim sucessivamente. Acho que a CBDA deveria criar algo como os EUA tem e chamam de US Open Record. Poderia ser o recorde Brasil Open, ou seja, o melhor tempo da prova feito em território nacional independente da nacionalidade do nadador. A pontuação desse recorde poderia ser equivalente a pontuação de um recorde sulamericano.

    Me incomoda muito ouvir na narração “fulana quebrou o recorde sulamericano, mas como não é da América do Sul, leva apenas os pontos…” Tá errado! Tem que botar ordem nisso ai.

  3. lala
    lala says:

    Bom dia amigos bloqueiros.Inumeras vezes pontuei os “ERROS” de Regulamentos de Campeonatos que a CBDA insiste em infringir.A vinda ou não de atletas Internacionais(brilho de campeonato, puxar nossos atletas e etc.) tirou sim a oportunidade de Atletas Nacionais participarem das finais.E dai? o que fazer?Será que os clubes ajudariam seus atletas(prejudicados)?E as Federações(atletas filiados)?E os paitrocinadores(maioria)? Conseguiriam reverter tal injustiça? Por que não uma seleção então B tanto para Shangai como para o PAn?Seria um plano B no país aonde um atleta para sobreviver sai de um Campeonato Mundial correndo e no outro dia compete outro Mundial.Surreal tanto minha colocação da seleção B como a falta de atletas competitivos que o país tem. Haja visto não termos nadadores na maioria dos Estilos principalmente no Feminino compondo a seleção .Obrigado Coach pelo incentivo,informações que você nos trás, deste esporte que lutamos tanto mas precisa muito para se tornar competitivo no cenário Mundial.

  4. DDias
    DDias says:

    Não vejo problema algum trazerem atletas estrangeiros para nadarem aqui.Se o problema for de muitos nadando a final, é só por uma regra que só é permitido 2(ou 3) finalistas estrangeiros por prova.Acho que os EUA fazem isso, ou usam de uma final B para acomodarem os de outros países.

    Acho ótimo a presença desses atletas de ponta, serve para puxar o bonde da nossa natação.Tem muito atleta orgulhoso por aí, que acha que vai nadar em qualquer evento do mundo com tempos que não passam de eliminatórias.O Phelps perde, o Lochte perde, e o Cielo também perde.

    nadador analisando,
    para ter 5 nadadores estrangeiros em uma prova é necessário ter uma penca de outros dentro dos clubes.Lembre-se que se 10 clubes trazem 20 estrangeiros, esses 20 ainda podem ser homens e mulheres, cair 5 numa mesma final, teria uma REMOTA chance.E uma coisa é a competição de clubes, outra é o título brasileiro que fica em disputa mesmo com uma penca de estrangeiros numa prova.

  5. Técnico
    Técnico says:

    Concordo com o cometário do nadador…
    Isso ocorreu nos 200 medley..5 estrangeiras 3 brasileiras e 2 atletas juvenis, que pegariam 7o e 8o tempos , de fora da final!

  6. nadador analisando
    nadador analisando says:

    Coach vamos lá…
    Pensando no que pode acontecer com a invasão de estrangeiros: Faz a competição ficar MUITO mais forte, aumenta o nível MAS e se os grandes clubes digo ECP, MINAS, CORINTHIANS, FLAMENGO, CURITIBANO e mais alguns trouxerem 2 ou 3 nadadores de fora, pois isso sai mais barato do que formar, o que pode acontecer numa final?? Final estrangeira sem atletas do Brasil??ou quem sabe com 3 , 4 ou 5 nadadores estrangeiros e poucos brasilerios. Neste Maria Lenk já tivemos final com 3 estrangeiros e pelo que sei a febre vai continuar!! Não estaríamos prejudicando a natação brasileira tirando a oportunidade de até nadadores juvenis nadarem??O ideal seria a CBDA pagar para traze-los , quem sabe apenas 1 de cada prova, assim numa final teríamos 7 atletas nacionais!!
    Precisamos acabar com este oba oba falando que é ótimo para a natação nacional, poderemos meter os pés pelas mãos. Talvez os clubes tragam menos atletas nacionais para a competição sabendo que não tem nenhuma chance de pegar uma final!! Vamos analisar com calma toda essa situação. Abs

  7. Emerson
    Emerson says:

    Para que isso nao aconteça, os nadadores Brasileiros tem que ter a motivaçao dos campeoes para derrotar aos extrangeiros e nada mais, assim de facil, esse tipo de contrataçoes é excelente para que os Brasileiros possam ver o nivel que existe ai fora, principalmente aqueles nadadores que estao em um nivel alto em categorias de base. A nataçao mundial é muito forte e temos que ter esse intercambio sempre….

  8. 3o. sargento
    3o. sargento says:

    Não foi só os homens que tiveram que ficar no Rio e se apresentar no Exército na segunda e terça, várias meninas, como Fabiola, Joanna, Julyana Kury, Poliana Okimoto, Tatiane Sakemi, Monique Ferreira, além das outra meninas marinheiras também tiveram que se reunir no Rio. Não esqueça das meninas sargento não !

  9. Aluízio
    Aluízio says:

    Certamente, o Albertinho e os nadadores entendem muuuuuuuuuuuito mais do que eu de natação, mas… discordo veementemente desse descando de 3 dias no grupo do pro-16 faltando pouco tempo para o campeonato mundial!!!

  10. Rodrigo
    Rodrigo says:

    Djan Madruga sabe o que fala! Também fico emocionado ao ver o empenho e desempenho da Fabíola Molina. “Se todas fossem no mundo, iguais a você…”

  11. TRISTE
    TRISTE says:

    Somente eu fico indignado com o fato de que os clubes grandes se prevalecem de dinheiro para fazer uma competição NACIONAL, virar internacional? em breve teremos 8 finalistas gringos e a desmotivaçao dos brasileiros…..

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário