Autor • Redacao
Fonte • Best Swimming

Divulgação

José Meolans, o maior nadador argentino de todos os tempos

Best Swimming

Uma imagem de muita emoção na despedida com o técnico Tato

Terra

Meolans em sua passagem de conquistas pelo Pinheiros

Caras

Família reunida comemorando o aniversário de Martina

Divulgação

Estrela de anúncios de cueca na Argentina

Divulgação

Cartaz de uma das clínicas de Meolans pela Argentina

Caras

O pai Meolans

José Meolans foi o primeiro, e único, campeão mundial que a Argentina já teve. Foi no Mundial de Piscina Curta em 2002 em Moscou. No ano seguinte, Meolans também voltaria a brilhar no ano seguinte ao vencer a prova dos 100 livre nos Jogos Pan Americanos de Santo Domingo. 

Meolans vive na Argentina, continua em grande forma e disfruta de grande popularidade. Faz clínicas por todo país e ainda dá suas braçadas. Mesmo retirado do esporte há quatro anos, Meolans ainda exibe o corpo atlético que também faz sucesso em comerciais. Recentemente foi a estrela de uma marca de cuecas argentinas. 

Ele ainda detém o recorde argentino dos 50 livre com 22:31 feitos no Mundial de 2001 em Fukuoka. Os 100 livre perdeu para Matias Aguilera que nadou para 48:99 na época dos Jakeds. Em piscina curta, Meolans ainda acumula as marcas dos 50, 100 e 200 livre, respectivamente com 21:36, 47:09 e 1:45:85. 

Trabalhando em um evento para a midia, Meolans conheceu a sua atual esposa Vanessa. Estão juntos a dois anos e tem uma filha Martina. Esteve no Brasil de férias este ano, foi convidado para alguns dias na Ilha de Caras. 

Meolans tem uma agência de clínicas de natação em parceria com outro ex-nadador argentino, Eduardo Otero, seu companheiro em três dos quatro Jogos Olímpicos que participou pela Argentina. Rodando o país, Meolans continua em contato com o esporte que o consagrou como um dos maiores esportistas argentinos de todos os tempos. Em 1997, recebeu o prêmio Olímpia de Oro, considerado o maior do esporte de seu país. 

Uma emocionante despedida marcou o fim da carreira de José Meolans. Foi exatamente na data em que seu treinador Orlando Moccagatta completava 52 anos de idade, Meolans se despedia da natação competitiva. 

Meolans também fez grandes amigos na natação brasileira. Foi atleta do Pinheiros e do Unisanta. Participou de diversos campeonatos brasileiros e até hoje mantém contato com ex-companheiros. 

2 respostas
  1. Flávio Castro
    Flávio Castro says:

    Com certeza, não se pode comparar resultados olímpicos com resultados de mundiais de curta!
    Alberto Zorrilla foi o maior nadador argentino, e numa época que a Argentina, normalmente, dava laço no Brasil, na natação…

  2. Daniel Takata
    Daniel Takata says:

    Na minha opinião, o maior nadador argentino de todos os tempos não é Meolans, e sim Alberto Zorrilla, campeão olímpico dos 400m livre em 1928.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário