Autor • Alex Pussieldi direto de Lima
Fonte • Best Swimming

Divulgação

Logo oficial do Mundial Júnior 2011

 

A véspera do início do Mundial foi marcada por um tempo mais agradável e o congresso técnico.

* Depois de mais de 24 horas fora do ar, o site oficial da competição (http://www.lima2011.info) voltou ao ar. Porém, o mais importante, o balizamento não saiu, nem foi publicado.

* Como o tempo melhorou, todas as janelas laterais da cobertura da piscina foram abertas e a circulação de ar ficou perfeita.

* Novos números no Congresso Técnico, são 58 países e 528 atletas presentes. Caíram 7 países e quase 100 atletas menos.

* Serão realizados testes anti-doping no Mundial e a seleção dos atletas será por sorteio. Não serão realizados os testes anti-doping de sangue, apenas urina. O laboratório que fará as avaliações é o de Medellin na Colômbia, o mesmo que testou positivo para Daynara de Paula no ano passado durante o ODESUR.

* Normalmente as delegações marcam seus lugares com adesivos e fitas indicando onde pretendem sentar durante a competição. No congresso, um dirigente peruano solicitou a retirada destes "marcadores de lugar". "Se não tirarem, eu tiro!".

* A piscina de Campo de Marte é uma piscina antiga, construída em 1962, e que já foi palco de um recorde mundial em 1964 através da americana Dona de Verona na prova dos 400 medley. No congresso, o Presidente da Federação Peruana Johnny Bello desejou a todos a quebra de todos os recordes de campeonato.

* Falando nele, Juan Carlos Bello, mais conhecido como Johnny Bello, foi o maior nadador da história do Peru, participante em duas Olimpíadas e que terminou os 200 medley em 1968 no México em quarto lugar. Na sua frente, três americanos pois na época eram permitidos até três atletas por país em cada prova.

* Um sacrifício danado para o time brasileiro tirar a foto oficial. Acontece que por um problema de organização o fardamento para a equipe não veio completo. Agasalhos diferentes, faltando uniforme, e uma mistura de outras viagens. O esforço coletivo rendeu uma bela foto de Satiro Sodré.

* Não deve haver transmissão ao vivo das provas do Mundial. Várias equipes de TV tem estado presente a piscina, mas apenas para reportagens, não está prevista a transmissão do evento.

* Trânsito e transporte continua sendo uma das maiores preocupações para todas as equipes. O Brasil, entretanto, está fora desta, o Hotel Sheraton é o mais próximo ao Campo de Marte.

* Preocupação mesmo passa a ser o aquecimento e a super lotação da piscina nas eliminatórias.

* No primeiro dia, o aquecimento vai terminar uma hora mais cedo. É o cerimonial de abertura que está previsto para as 5 horas da tarde, horário local. Durante a cerimônia, nem a piscina de aquecimento poderá ser utilizada.

* Organizar um evento desta dimensão não é fácil, e até agora, os peruanos estão perfeito. No quesito simpatia então, não poderia ser melhor. 

1 responder
  1. Luis Augusto
    Luis Augusto says:

    Outro problema deve ser a alimentação. No Sulamericano Juvenil os atletas reclamaram bastante da comida peruana.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário