Autor • Redacao
Fonte • Best Swimming

Divulgação

 

A natação submersa já foi olímpica, aliás foi e nunca mais voltou a ser por conta de ser um evento que não atraiu a atenção de ninguém. Isso aconteceu nos "não-ortodoxos" Jogos Olímpicos de 1900 em Paris. Na época, as Olimpíadas nem cerimônia de abertura, nem encerramento, mas tivemos esportes como motociclismo, balonismo, criquet, natação com obstáculos e a prova única da natação submersa.

 

O evento foi no dia 12 de agosto de 1900 reunindo 14 atletas de quatro países para o francês Charles de Vendeville ganhar a medalha de ouro ao nadar os 60 metros de prova submersa em um minuto, oito segundos e quatro décimos.

 

A natação submersa nunca mais voltou. Aliás, ela se modificou, ganhou aparelhos e diferentes disputas. Hoje em dia, o Finswimming é praticado em mais de 100 países e consiste em provas realizadas com monofins, outro tipos de nadadeiras em provas que variam na distância e também no formato, totalmente submerso, com snorkel ou até mesmo na superfície.

 

A FINA recentemente analisou uma proposta de inclusão da natação submersa como mais um esporte para a entidade. O objetivo dos praticantes é ganhar mais expressão e conquistar o direito de um dia se tornar um esporte olímpico.

 

Na reunião do Bureau da FINA no início deste ano, a proposta de inclusão do esporte foi rejeitada da mesma forma para os saltos ornamentais praticados do alto de grandes montanhas ou colinas. 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário