Autor • Alex Pussieldi direto de Guadalajara
Fonte • Best Swimming

Divulgação

Logo oficial dos Jogos Pan Americanos 2011

 

O furacão se foi, o dia amanheceu bonito e assim se fez durante todo o tempo. A temperatura amena, nada de chuva, vento e queda de temperatura. Até o tempo veio saudar a abertura dos Jogos Pan Americanos em Guadalajara.

* Cerimonial de abertura foi muito bom e não foi demorado. Os nadadores do Brasil assistiram pela TV na Vila mesmo, aliás foram poucos os nadadores que estiveram no evento e cinco dos 42 países tiveram suas bandeiras carregadas por nadadores.

* Véspera da competição, dia do congresso técnico e duas polêmicas em questão. Ambas levantadas por Ricardo de Moura representante do Brasil. A primeira delas com relação a retirada da plataforma do bloco de partida. A segunda solicitando a não realização das eliminatórias das provas de 800 feminino e 1500 livre masculino.

* A primeira solicitação do Brasil ganhou quase unanimidade no congresso. Apenas Estados Unidos, Canadá e Ilhas Caymãs estiveram contra. Mesmo assim, não é garantida a volta das plataformas. A decisão ficou para a diretoria técnica da UANA. Tendência é sem plataforma!

* A eliminação da disputa de eliminatórias e finais das provas de fundo até faz sentido, pelo número de atletas inscritos, pelo nível dos mesmos, mas uma decisão tomada aqui na véspera da competição comprometeria a competição.

* Andar de taxi tem sido uma dificuldade em Guadalajara. Demoram para passar e quase nunca querem ir pelo taxímetro. Ainda vou arranjar uma briga por aqui. Menos mal que mesmo "roubando" ainda é barato andar de taxi no México.

* Os cambistas fugiram das instalações esportivas.  A polícia não estava dando mole e metia em cana mesmo. A nova onda é vender os ingressos pela internet. Ingressos da natação comprados a 20 pesos (eliminatórias e pior localidade) cerca de 3,50 reais, estão sendo vendidos por até 200 dólares. Segundo um amigo mexicano, tem gente ficando rica com o negócio. Existem ingressos para a natação que chegam a custar 800 dólares na net.

* No esquema de vivenciar os Jogos ao máximo, a cidade de Guadalajara preparou uma série de eventos culturais paralelos ao Pan e ao Parapan. Eventos que vão até o meio de novembro.

* O furacão Jova deixou 20 mil desabrigados na Costa Pacífico. Não houve grandes prejuízos em Puerto Vallarta, onde acontecem as provas de águas abertas, e aqui para Guadalajara só trouxe chuvas.

* Notícia do dia aqui foi que o jogador de futeobol Javier Hernandez, o Chicarito, daqui mesmo de Guadalajara, e que joga no Manchester United renovou o seu contrato por cinco anos. Vai ganhar 20 mil dólares por dia, 140 mil dólares por semana, 560 mil dólares por mes, mais de 6 milhões de dólares por ano.

* Depois de um revezamento de 50 dias, 14 mil e 800 quilômetros percorridos, a tocha chegou ao Estádio Omnilife do Chivas acendendo a pira panamericana. A saltadora Paola Espinoza foi quem acendeu a pira voando, igual ao que Li Nin fez na abertura dos Jogos Olímpicos de 2008 em Beijing.

* Para ajudar na circulação do trâfego, evitar congestionamentos, 13 escolas públicas localizadas nas regiões dos estádios tiveram suas aulas suspensas por 15 dias. As escolas particulares, 1.635 na região de Jalisco, decidiram suspender as aulas por dias deixando as famílias a oportunidade de prestigiar os Jogos.

* O tal estádio Omnilife do time de futebol do Chivas, que serviu de palco para a abertura do Pan, é um show.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário