Autor • Alex Pussieldi direto de Guadalajara
Fonte • Best Swimming

Divulgação

Logo oficial dos Jogos Pan Americanos 2011

 

O sol veio forte para ficar, o tempo ajudou e muito a deixar o primeiro dia de disputa da natação do Pan 2011 ainda mais bonito.

* Casa cheia, mas não lotada tanto para as eliminatórias com as finais do primeiro dia da natação. Uma torcida entusiasmada, barulhenta, só o time do México que não ajuda, nem um pouco.

* Os portões só abrem 15 a 20 minutos antes do início das provas. Mesmo assim, o comportado público mexicano entrou sem atropelos ou correrias.

* Segurança nota 10, afinal são 10 mil soldados e policiais trabalhando na segurança do Pan 2011.

* O comitê técnico da UANA decidiu pela retirada das plataformas de saída. Os americanos conseguiram o que queriam.

* O pernambucano Marcelo Falcão foi o árbitro geral das provas masculinas no primeiro dia de competição.

* Foi dele a observação do que tem feito a plataforma de trás ficar instável: é a placa da saída de revezamento que acaba criando este espaço a mais. Isto, segundo ele, também pode ter sido o problema com os blocos no Troféu José Finkel.

* Falando de arbitragem, tudo correu bem, mas o placar teve várias falhas durante a manhã. Nas finais, tudo correu perfeito.

* Entre as inúmeras falhas da manhã, tivemos alguns shows de dança com um grupo mexicano. A intenção dos organizadores entre entreter o público, mas numa hora completamente fora de propósito. Se a dança estava ruim, pelo menos foi engraçado assistir uma das dançarinas cair na água durante a apresentação. Sem se fazer de rogada, voltou para a dança jogando água em todos os seus companheiros de apresentação.

* Vários países tiveram problemas com suas inscrições com relação aos revezamentos. O sistema online parece não ter sido muito fácil de acesso e deixou Brasil e Canadá sem tempos, e Porto Rico e Paraguai sem revezamentos.

* Daniela Victoria da Venezuela era para ter sido cortada no congresso de abertura da prova dos 400 medley. O treinador da Venezuela, Luis Moreno, esqueceu e já rolou a primeira multa da competição: 100 dólares.

* Uma diferença expressiva nas temperaturas das piscinas de aquecimento e competição.

* Muitos atletas achando a piscina escura. A resposta dos organizadores é uma solicitação das transmissões da televisão.

* Tivemos problemas com o horário nas eliminatórias onde tivemos um atraso de mais de 40 minutos com a sessão completa. Nas finais, tudo controlado, talvez apenas alguns minutos, mas nada expressivo.

* A primeira premiação da natação do Pan, 100 borboleta feminino, foi feita pelo atual Presidente da FINA, Julio Maglione, e pelo ex-Presidente da FINA, Mustapha Larfoui.

* A primeira medalha do Brasil no Pan foi de uma ex-nadadora. Yane Medeiros, pernambucana que foi prata no pentatlo moderno, foi excelente nadadora lá em Recife onde defendeu as cores do Sport e do Clube Português do Recife.

* Chegou mais um treinador brasileiro atuando com equipes estrangeiras. Já estavam aqui Angelo Camarossano (Paraguai), Reinaldo Dias (Perú) e agora Gustavo Calado (México). 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário