Autor • Redacao
Fonte • Best Swimming

Divulgação

Poster oficial do Pro Dual Meet

 

O placar de contagem regressiva para Londres indica 253 dias para os Jogos Olímpicos. O público presente não era o que o evento merecia, mas a animação superava tudo isso.

 

O primeiro dia do Pro Dual Meet em Ann Arbor, Michigan, poderia ser resumido como promissor. A idéia, a organização e a realização foi deles: dos nadadores. Um conceito que está começando a ganhar forma. Já se sabe que a natação americana e internacional de alto nível é para atletas profissionais. Os jovens de 18 anos e menos são exceções neste esporte. O conceito mudou e o profissionalismo cresceu.

 

Foi assim que o Parque Aquático Matt Mann da Universidade de Michigan recebeu a realização do primeiro evento totalmente profissional da natação americana. Presença de apenas um brasileiro, Fred Veloso, nadador maranhense que representa o Fluminense e está treinando no Davie Nadadores.

 

Fred caiu na água duas vezes, a primeira dela literalmente caiu. Nos 50 borboleta entrou mal na água e sem velocidade fez 25:59. Sem velocidade, pesado pelos treinos não ficou nem entre os oito primeiros colocados.

 

Veio os 200 borboleta, e agora mais ajustado a prova dividiu bem e acabou em terceiro lugar com 2:02:75 depois de passar com 1:00 nos primeiros 100 metros. Fechou bem a prova e saiu satisfeito com o resultado e os 50 dólares de premiação. O vencedor da prova foi o chinês Wu Peng com 1:59:62 levou 300 dólares.

 

O maior vitorioso do dia foi o sul-africano Darian Townsend ganhador de duas provas: 200 livre 1:50:14 e 200 medley 2:01:29, 600 dólares já deu para pagar a passagem aérea do Arizona para cá, onde o nadador reside e treina visando os Jogos Olímpicos do próximo ano.

 

O evento todo foi organizado e está sendo administrado pelos atletas. Nadadores das duas equipes (Leste e Oeste) divididos aleatoriamente apenas para dar mais emoção na disputa estão sendo hospedados por famílias de nadadores locais. Música ao vivo e até mesmo a presença do time de Dança da Universidade de Michigan. Tudo isso transmitido ao vivo pelo site da Swimming World ajudando ainda mais a promover a idéia.

 

Um ambiente diferente das competições normais, algo que pode estar marcando uma nova fase para a natação de alto nível. Os nadadores sonham um dia poder ter algo parecido com o tênis, onde a ATP – Associação dos Tenistas Profissionais rege o esporte por completo. Algo feito e programado para os atletas, em busca de uma nova era do esporte.

 

Por enquanto é apenas o início, mas amanhã tem mais. 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário