Autor • Redacao
Fonte • Best Swimming

Divulgação

Mascotes olímpicos de Londres 2012

 

TODOS OS CAMINHOS PARA LONDRES

 

A fórmula para chegar a Londres já foi aqui apresentada:

 

A + U + R + B = 900 nadadores

 

Especificamente nesta ordem, a fórmula só pode ter um resultado final: 900 nadadores. Nenhum a mais conforme a FINA já repetiu diversas vezes através de anúncios e boletins.

 

 

"A" são os nadadores que alcançarem os índices de classificação. Chamados de Índices A nos Jogos anteriores, agora a nova nomenclatura indica OQT – Olympic Qualifying Time.

Estas marcas, limitadas a dois nadadores por prova por país e devem ser alcançadas somente na lista de competições aprovadas e relacionadas pela FINA.

Atletas com esta marca (OQT) também podem participar em provas que tiverem os chamados antigos Índices B, e agora denominados Olympic Selection Time.

Os índices OQT são exigidos por países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, entre outros.

Países como Brasil, Itália e França tem índices ainda mais fortes que o OQT determinado pela FINA.

 

"U" são os nadadores que serão convidados para o evento, a chamada Universalidade que dá direito de participação a todos os países do mundo no maior evento esportivo do mundo. Sem condições de participar em competições de esporte coletivo, a natação e o atletismo é a garantia de participação de todos os 204 países membros da entidade.

Uma nova determinação indica que serão no máximo 150 atletas vindos do critério da Universalidade. São 75 no feminino e 75 no masculino. Caso não se completem as 75 vagas no feminino, estas vagas adicionais poderão ser passadas para o masculino. Caso os dois naipes não se completem, estas vagas passam para o critérioi do OST.

Caso hajam mais de 75 atletas em cada naipe, o critério de pontuação da FINA será utilizado para decidir quem levam as vagas.

 

"R" são os nadadores extras para as provas de revezamento. Serão 16 equipes de revezamento para cada uma das seis provas olímpicas. Os revezamentos podem ter atletas com ou sem índices desde que o revezamento esteja entre os 12 primeiros classificados do Mundial de Shanghai ou dos 4 primeiros colocados do ranking mundial de março de 2011 a maio de 2012.

Além dos quatro nadadores de cada revezamento, ainda poderão ser adicionados nadadores extras, desde que tenham ou o OQT ou o OST da prova e distância que farão no revezamento pela seguinte fórmula:

Um revezamento, dois nadadores extras

Dois revezamentos, quatro nadadores extras

Três revezamentos, seis nadadores extras

Quatro revezamentos, oito nadadores extras

Cinco revezamentos, dez nadadores extras

Seis revezamentos, doze nadadores extras

 

"B" é o antigo Índice B que agora passa a ser OST – Olympic Selection Time e talvez o mais polêmico e confuso critério para este ano. As vagas restantes após os índices OQT, da Universalidade e dos Revezamentos, serão completados pela ordem de pontuação FINA.

Um detalhe adicionado no critério das regras é que serão selecionados 26 nadadores de cada vez, ou seja, um de cada prova individual de acordo com a pontuação FINA. Assim evitaremos de ter uma prova com muito mais nadadores que outra na disputa olímpica.

As 900 vagas serão completadas sucessivamente adicionando estes 26 nadadores até atingir o número máximo determinado. Caso na última seleção dos 26 nadadores, ultrapasse o número de 900 nadadores, serão eliminados os nadadores extras pela pontuação FINA.

Assim como todos os critérios, os tempos OST só se aplicam as competições FINA, listadas no website da entidade.

 

Datas importantes neste processo:

OQT

* Período de classificação e obtenção de tempos de 1o de março de 2011 a 18 de junho de 2012.

* No dia 20 de junho, a FINA comunica os atletas selecionados pelo OQT.

* No dia 25 de junho, os Comitês Olímpicos Nacionais devem confirmar os nomes destes atletas com OQT. 

 

Revezamentos

* Período de classificação de 1o de março de 2011 a 1o de junho de 2012.

* No dia 30 de abril de 2012, a FINA encaminha o pedido de confirmação os comitês olímpicos nacionais a participação de seus revezamentos pré-classificados do Mundial de Shanghai.  

* No dia 31 de maio de 2012, os comitês olímpicos nacionais devem confirmar as 12 equipes que estão pré-selecionadas através do resultado do Mundial de Shanghai. As comitês olímpicosdeverão enviar uma lista de atletas para estes respectivos revezamentos.

* No dia 4 de junho de 2012, a FINA solicita a confirmação dos quatro países líderes do ranking mundial.

* No dia 11 de junho de 2012, a FINA confirma e anuncia os 16 times que irão participar dos Jogos Olímpicos em cada prova dos revezamentos

 

Universalidade

* Período de classificação de 1o de março a 1o de junho de 2012.

* No dia 4 de junho de 2012 a FINA envia o convite aos países e seus atletas.

* No dia 11 de junho de 2012, os comitês olímpicos nacionais devem oficializar os nomes dos nadadores para este critério.

 

OST

* Período de classificação de 1o de março de 2011 a 18 de junho de 2012.

* No dia 20 de junho de 2012, a FINA faz o convite aos atletas com OST.

* No dia 25 de junho de 2012, a FINA oficializa os nomes dos atletas selecionados neste critério.

 

9 de julho de 2012 data final para entrega dos nomes e formulários para os Jogos Olímpicos de Londres. 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário