Ontem, utilizando as suas redes sociais o nadador britânico Adam Peaty anunciou a sua retirada do Campeonato Britânico, seletiva nacional para o Mundial de Fukuoka, que acontece em Sheffield de 4 a 9 de abril. O texto abaixo foi publicado pelo nadador:

“Todo mundo quer sentar no seu lugar até ter que sentar no seu lugar… muito poucas pessoas entendem o que a vitória e o sucesso fazem com a saúde mental de um indivíduo. Eles não entendem as pressões que esses indivíduos colocam sobre si mesmos, para vencer uma e outra vez.”
Como algumas pessoas devem saber, tenho lutado com minha saúde mental nos últimos anos e acho importante ser honesto sobre isso. Estou cansado, não sou eu mesmo e não estou gostando do esporte como tenho feito na última década.
Alguns podem reconhecê-lo como esgotamento; Só sei que nos últimos anos não tive as respostas que procuro. Com ajuda, agora sei como posso lidar com o desequilíbrio em minha vida.
Enquanto continuo treinando, decidi me retirar do Campeonato Britânico de Natação no próximo mês. Isso tem como único objetivo oferecer o melhor desempenho possível em Paris nos Jogos Olímpicos de 2024.
Sou imensamente grato por todo o apoio que estou recebendo da minha equipe e família na British Swimming junto com meus incríveis patrocinadores, família e amigos.
Como sempre, agradeço à comunidade de natação e além pelo incrível apoio que sempre recebi. Este esporte me deu tudo o que sou e estou ansioso para encontrar o amor que tenho por ele novamente”.

A Best Swimming fez uma revisão da carreira e vida pessoal de Peaty desde a conquista do bi campeonato olímpico em Tóquio até este anúncio, o que indica e comprova que o nadador vem lidando com dificuldades em relação a sua vida pessoal.

 

Veja a sequência:

– Por três dias, 24 a 26 de julho de 2021, Peaty nadou a prova dos 100 metros peito com 57.56 nas eliminatórias, 57.63 na semifinal e 57.37 na final. Ele foi o único nadador na casa dos 57 segundos. Peaty ainda foi ouro no 4×100 medley misto e prata no 4×100 medley masculino.

– Logo após a Olimpíada, Peaty junto com sua esposa Eirianeed Munro e o filho George tiraram umas férias por Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

– Peaty foi anunciado pelo London Roar como atleta integrante da equipe para a temporada 2021 da ISL, a Liga Internacional da Natação, mas nunca participou de qualquer competição. Inclusive, de forma interna, o nadador anunciou aos colegas de equipe e demais nadadores da Liga que ficaria de fora da temporada por falta de pagamentos referentes a temporada passada pela organização da ISL.

– No seu longo “break” Peaty entra para o reality show de dança da BBC “Strictly Come Dance” tendo como parceira a dançarina Katya Jones. Durante as sete semanas que esteve no ar, Peaty sofreu com algumas matérias indicando relacionamento extra-conjugal com a parceira no reality, prontamente negado pelo nadador. Peaty e Jones foram eliminados terminando em 9o lugar ao final do reality.

– Adam Peaty retomou os treinamentos no final do ano de 2021 sem qualquer previsão de retorno as competições.

– Peaty é anunciado no Time Speedo, deixando a Arena como seu patrocinador depois de seis anos de contrato.

– 6 de março de 2022, no Meeting de Marseille, na França, acontece a primeira competição pós-Olimpíada. O nadador faz 1:00.87 nas eliminatórias e 59.83 na final.

– No mês seguinte, dia 5 de abril, Peaty nada a Seletiva Britânica em Sheffield com 59.58 nas eliminatórias e 58.58 na final garantindo sua classificação para o Mundial de Budapeste em junho e Commonwealth Games em Manchester e julho.

– Alguns dias depois da Seletiva, em um training camp em Tenerife, na Espanha, Peaty sofre uma lesão durante um trabalho de preparação física no pé direito. Com isso, Peaty anuncia que não irá disputar o Mundial de Budapeste.

– No Commonwealth Games em Manchester um resultado bastante decepcionante. Peaty fica em quarto lugar dos 100 metros peito com 59.86. Se tivesse repetido a marca da semifinal 59.02 teria vencido a prova. Dois dias depois, Peaty vence os 50 peito com 26.76.

– Peaty revela que “não sabe o que aconteceu” pelos resultados em Manchester e indica que não irá ao Campeonato Europeu em agosto.

– Semanas depois Adam Peaty e a modelo Eirianeed Munro anunciam a separação do casal.

– Em outubro, com o anúncio da FINA, Peaty indica que discorda da realização de dois Campeonatos Mundiais, Fukuoka em julho de 2023 e Doha em fevereiro de 2024, e que não estará no evento de Doha.

– Peaty retoma as competições participando do Campeonato Mundial de Piscina Curta em Melbourne. Nadador fica em 3o lugar nos 100 peito (56.25), 6o lugar nos 50 peito (25.99) e 18o lugar nos 200 peito (2:04.31).

– Neste ano, Peaty estreia no Meeting de Lausanne, na Suiça com 1:00.40 nas elimiantórias e 59≥88 na final no dia 25 de fevereiro.

– Duas semanas depois, o nadador disputa o Meeting de Edinburgo, na Escócia, vence os 100 peito com 1:00.20.

– Poucos dias depois faz uma postagem enigmática nas redes sociais com foto em preto e branco citando “estarei nadando enquanto estiver me divertindo”.

– Ontem, Peaty, mesmo estando já inscrito para a Seletiva Britânica fez a publicação acima anunciando a sua não participação.

– O site americano SwimSwam recebeu uma informação da British Swimming que Peaty vai seguir com a sua treinadora Mel Marshall. A intenção é seguir o treinamento visando a preparação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.