O Rodchenkov Anti-Doping Act, lei que foi promulgada pelo Presidente dos Estados Unidos Donald Trump em 4 de dezembro de 2020, criminalizando o uso, distribuição ou venda de substância ilegal no esporte já tem o seu primeiro condenado.

Eric Lira, terapeuta natural e fisiologista, natural de El Paso, no Texas, se declarou culpado ao Manhattan Federal Court por ter assessorado a um grupo de atletas olímpicos na preparação para os Jogos de Tóquio entre Novembro de 2020 a Julho de 2021. Apenas o nome da corredora nigeriana Olesting Okagbare foi revelado entre os atletas que estiveram sob a orientação de Lira.

Agora, ele aguarda a decisão do júri em punição que pode lhe dar até 10 anos de prisão.

O Ato Rodchenkov é a mais dura lei criminal estabelecida no mundo para o controle anti-dopagem. Ela leva o nome do médico russo Grigory Rodchenkov que ficou famoso por ter sido o denunciante do programa de dopagem da Rússia. Rodchenkov hoje vive nos Estados Unidos sob proteção governamental.

Veja aqui a decisão na íntegra do Manhattan Federal Court:
https://www.justice.gov/usao-sdny/pr/first-defendant-charged-violating-anti-doping-act-pleads-guilty-manhattan-federal-court