Autor • Alex Pussieldi direto de Londres
Fonte • Best Swimming

Reuters

 

Jean-Luc Manaudou, ex-jogador e treinador de handebol, e Olga Schippers, ex-jogadora de badminton, devem se orgulhar muito por serem pais da primeira dupla de irmãos campeões da história da natação olímpica.

Até mesmo o irmão mais velho, Nicolas, que já foi treinador de ambos, deve ter muito que se orgulhar ao saber que Laure e Florent entraram para a história como os primeiros a conquistar isso.

 

Antes deles, quem tinha chegado mais próximo haviam sido os americanos Babashoff. Shirley, irmã, conquistou um total de seis medalhas nos Jogos de 1972 e 1976, sendo três de ouro e seis de prata. Seu irmão, Jack, esteve no time olímpico de 1976 e venceu prata no 4 x 100 livre e fez parte do revezamento 4 x 100 medley nas eliminatórias. A equipe americana venceu na final e com recorde mundial, mas na época não eram dadas medalhas aos nadadores que participavam das eliminatórias, somente os finalistas.

 

Por conta deste critério, os primeiros a ter a medalha de ouro olímpica serãos Manaudous. Laure foi a primeira. Aos 17 anos surpreendeu o mundo ao vencer  a prova dos 400 livre em Atenas 2004 com novo recorde europeu de 4:05:34. Ela quebrava um jejum de 52 anos dos franceses sem ouro olímpico na natação.

 

Laure ainda  ganhou mais duas medalhas nos Jogos de Atenas. Foi prata nos 800 livre e bronze nos 100 costas. Desta vez, foi a primeira a correr a abraçar o irmão campeão olímpico dos 50 livre na final de ontem.

 

Mesmo que o COI tivesse dado a medalha a Jack Babashoff, os Manaudous se tornaram ontem nos primeiros irmãos campeões olímpicos em provas individuais na natação.   

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário