Autor • Redacao
Fonte • Diversos

Reuters

Oussama Mellouli emocionado ao escutar o hino nacional da Tunísia

 

Oussama Mellouli se tornou no primeiro nadador da história a se sagrar campeão olímpico na piscina e nas águas abertas vencendo a maratona aquática em Londres. Mellouli que havia sido bronze nos 1500 livre no dia de encerramento da natação, descansou cinco dias para cair na água e disputar os 10 quilômetros em prova que administrou desde o princípio.

 

Mellouli já era herói nacional na Tunísia e agora se tornou no maior atleta da história de seu país. Das três medalhas de ouro conquistadas pela Tunísia em 52 anos de Olimpíada, duas foram Mellouli. Das 10 medalhas conquistadas, três vieram com Mellouli.

 

Antes dele, David Davies da Grã-Bretanha era o único a subir no pódium nas duas modalidades. Davies foi bronze nos 1500 livre dos Jogos de 2004 em Atenas e prata nas águas abertas em Beijing 2008.  

 

Na prova do Lake Serpentyne, Mellouli esteve sempre no pelotão da frente, liderando grande parte da prova e finalizando forte embora tenha sido atacado no final pelo alemão Thomas Lurz. Por voltas, Mellouli saiu forte na primeira volta com 18:09, caindo para 19:06 na segunda e depois fez progressivo 18:32 na terceira, repetiu o ritmo com 18:34 na quarta, e finalizou forte com 17:45 e 17:46 nas duas últimas.

 

Mellouli só havia participado de duas provas de 10 quilômetros antes de ganhar o ouro em Londres. Foi na Copa do Mundo deste ano em Cancún e na prova da repescagem que lhe classificou para a Olimpíada em Portugal no mês de junho.

 

Treinando no Trojans Swim Club, sob o comando de Dave Salo, Mellouli recebeu a maior orientação nesta temporada da treinadora Catherine Vogt, considerada uma das melhores em águas abertas nos Estados Unidos. Ela também orientou a americana Haley Anderson, medalha de prata na prova de ontem.

 

A prata de hoje ficou com o alemão Thomas Lurz que fez uma prova mais controlada, administrando o ritmo e sempre nadando no pelotão da frente. Teve o mesmo ritmo de Mellouli mas ficou a três segundos do tunisiano na chegada.

 

O bronze sobrou para outro destaque das águas abertas. o canadense Richard Weinberger, atual campeão panamericano e que venceu a prova teste neste circuito no ano passado.

 

Nos tempos finais:

Mellouli 1:49:55:1, Lurz 1:49:58:5 e Weinberger 1:50:00:3.

 

A Grã-Bretanha que tinha sido a grande vencedora das águas abertas olímpica de 2008 em Beijing com três medalhas (duas pratas e um bronze) ficou completamente de fora do pódium de Londres 2012. Ontem, Keri-Anne Payne terminou em quarto lugar e hoje o britânico Daniel Frogg foi quinto colocado.

 

A temperatura da água também foi um adversário dos participantes como ontem na prova feminina. Entretanto, desta vez, os 25 nadadores que largaram chegaram. Um deles, o último, o jovem Benjamin Schulte da pequena Ilha de Guam foi intensamente aplaudido na sua chegada mesmo sendo quase 14 minutos atrás do campeão Mellouli. Schulte de 16 anos treina com Dennis Cotterrell na Austrália e ganhou a vaga olímpica graças a desistência do representante da Nova Zelândia. 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário