Autor • Daniel Takata Gomes
Fonte • Revista Swim Channel

Luiz Antônio Scarparo Maciel

 

"Podemos anunciar que o nadador da raia quatro, Rogério Aoki Romero, acaba de superar o recorde sul-americano e índice olímpico da prova, vamos aplaudir o nadador!



(pausa para palmas)



O índice: Dois, zero um, vinte e um. A marca: um, cinquenta e nove e vinte e três. Vamos aplaudir novamente!"



O feito obtido por Rogério Romero no Troféu José Finkel de 1999, no Parque Aquático Julio Delamare, não sai da mente e dos corações de quem presenciou um dos momentos mais emocionantes da natação brasileira dos últimos tempos. O feito em si foi muito memorável, mas é impossível desvincular aquela prova à emocionante narração de Mário Cardoso Xavier. Assim como muitos dos feitos obtidos na natação brasileira em várias décadas e que tiveram como fundo sua voz marcante.



Sua morte, ocorrida ontem, aos 91 anos, comoveu o mundo da natação. Quem foi nadador até meados dos anos 2000 não pôde deixar de externar alguma lembrança relacionada ao seu Mário, como era chamado.



Ao contrário de muitos envolvidos com natação, seu Mário nunca foi nadador. Na verdade, até tentou, conforme entrevista concedida em 2011 a Pedro de Figueiredo, repórter da Bestswimming. "Se for feito algum profundo estudo a respeito, estarei classificado como o pior nadador do Corinthians: 1m43s para os 100 m costas", disse ele, sobre suas performances na década de 30.



A partir de então, foi técnico e dirigente de seu clube do coração. Passou a trabalhar com locução, atividade em que  foi revolucionário ao entusiasmar o público com suas empolgantes narrações. Também inovou ao introduzir nas narrações as comparações das parciais dos nadadores com as parciais dos recordes vigentes, trazendo muito mais empolgação para o público nas provas de fundo. Quem não se lembra? "O nadador da raia quatro esta em ritmo de quebra de recorde, vamos incentiva-lo!"



Como lembrou o ex-nadador Renato Cordani, do excelente blog Epichucrus (http://epichurus.wordpress.com/), seu Mário fazia questão de citar o nome completo dos nadadores. Não era Gustavo Borges, e sim Gustavo França Borges. Fernando Scherer era Fernando de Queiroz Scherer. Cristiano Rosito Michelena. Eduardo Beca Piccinini. Cassiano Schalch Leal (cujo nome do meio eu presenciei ele falar algo como "Iscálchi", para delírio do público). E muitos outros.



Durante alguns anos, emprestou seu nome a uma competição Sudeste-Centro Oeste, que era disputada em São José do Rio Preto. Hoje, o Troféu Mário Xavier é um campeonato de mirins realizado no Corinthians.



Foi correspondente de várias revistas internacionais, inclusive a mais famosa do mundo, a americana Swimming World. Especializou-se em arquivar e compilar resultados e estatísticas da natação brasileira. Como lembra Julian Romero, "seu Mário Xavier é talvez a única pessoa no Brasil que mantém consigo todos os resultados do Troféu Brasil". Era um verdadeiro arquivo ambulante. Recentemente, troquei alguns e-mails com ele, e com mais de 90 anos mantinha intacta a memória.



Poderia terminar o texto com o clichê "plaudite, amici, comedia finita est" (aplaudam, amigos, a comédia acabou). Mas Mário Xavier, o mais original dos locutores, merece algo diferente. Suas palavras sao as que melhor se encaixam no momento. "Senhoras e senhores, este se constitui no melhor narrador do Brasil neste esporte." Vamos aplaudi-lo!







Repercussão:

Djan Madruga, medalhista olimpico: "pouca gente sabe mas ele também foi dirigente , na Olimpiada de 1976 ele foi nosso chefe da delegação de natação, e de todas as viagens que fiz pela seleção durante 10 anos posso afirmar que de todos os chefes de equipe o Mario foi o melhor para mim, ficamos amigos desde então , tanto que o chamava carinhosamente de Xaxá, a natação brasileira perdeu um grande colaborador! "

 

Joel Moraes dos Santos Junior, ex-nadador e campeão brasileiro: "Eu tinha um sonho de pegar final A em campeonato brasileiro só pra ouvir: AQUI ESTÃO OS MELHORES NADADORES DO PAÍS! Vá com DEUS mestre!"

 

Julian Romero, ex-nadador, webmaster Swim It Up e Bestswimming: "Adeus amigo, um dos poucos que conheci que não só amava a natação, mas amava as histórias, as estatísticas, as evoluções, os rankings e todos aqueles números em resultados. Incentivou-me ao mundo das estatísticas, e com seus trabalhos de análise da natação brasileira versus mundial cativou diversos atletas para uma leitura intrigante e reveladora. As suas narrações eram reflexo de sua personalidade, um apaixonado pelo esporte, um corintiano incorrigível, um paulista de viv'alma. Deus está com o melhor."

 

Stephan Baptista, ex-nadador, campeão brasileiro: "Quantas narrações fantásticas de recoredes, vitorias e alegrias para muitos nadadores. Alguém que definitivamente marcou a natação Brasileira"

 

Patrick Winkler, ex-nadador, editor chefe da Swim Channel: "As provas de fundo entraram em crise, por não ter Mario Xavier para narrar! É apenas uma brincaderia, mas ele sempre conseguiu fazer com que qualquer prova de 1500 L ficasse EMOCIONANTE!"

 

Guilherme Freitas, jornalista da Swim Channel: "Ele foi uma das pessoas mais incríveis que conheci nesses anos todos de piscina. Descanse em paz amigo."

 

Paula Baracho, ex-nadadora, finalista olímpica em 2004: "Narrações inesquecíveis, momentos inesquecíveis, lembranças maravilhosas!!! Sua voz virou um marco nas competições nacionais, a natação brasileira sentirá muita falta do melhor narrador de todos os tempos!!!"

 

Samir Barel, ex-nadador e campeão brasileiro: "Muito triste! Mandou Correios, mandou cccccccccccchegou! Ele era muito bom! Vai com Deus!!!"

 

Fabiana Uyvary, ex-nadadora, seleção brasileira no Mundial de 2001 de águas abertas: "Esse foi um grande narrador!!!! Descanse em paz!"

 

Fernando Vanzella, técnico olímpico: "Querido Mario Xavier!!! Minha admiração sempre foi muito grande por sua pessoa!!! Por varias oportunidades pude falar isso!! Descanse em paz."

3 respostas
  1. Hilmar Jose Duppre Junior
    Hilmar Jose Duppre Junior says:

    Me lembro e não sairá da minha memoria nunca.Uma coisa que me marca até hoje ouvindo Xavier narrando meu irmão ganhando e quebrando recordes:Podemos pré anunciar que Hugo José Duppre acaba de estabeler mais uma nova marca, novo recorde Brasileiro e no Internacional de Regatas em Santos, parecia que era mais emocionante devido a sua essencia. Aquilo não e uma piscina. E um PALCO.Xavier você esta em nossos corações sempre !

  2. Rogerio Abude
    Rogerio Abude says:

    A natação brasileira perde mais do que sua voz, perde a simpatia e a memória do grande e saudoso Mário Xavier, nunca esquecerei do meu primeiro título paulista, conquistado no dia do meu aniversário de 1986, quando ele praticamente contou minha estória e falou: “aquele que deu um presente de si para consigo”, durante a cerimonia de premiação, desde então passei a me julgar seu amigo. Descanse em paz, inesquecível.

  3. David Castro
    David Castro says:

    “Ninguém na natação brasileira foi tão narrado nos 1500 metros livre pelo saudoso Mário quanto eu fui…”passagem de David Castro do paulistano com 1.02.00….melhora sua passagem com 1.01.24…prestes a quebrar o recorde brasileiro,vamos incentivar o nadador…o cronômetro marca..33…34…35…e atenção atenção..podemos pré-anunciar que o nadador da raia 4, David Ferreira Castro do Paulistano acaaaba de superar o recorde bra-si-lei-ro da prova..vamos aplaudir o nadador…” , não tinha quem não se emocionasse em suas narrações,minha vida esportiva foi marcada nos comentários por Mário Xavier..ele era A VOZ da natação,comentários sempre motivantes e gostosos de ouvir,ficarão para sempre na minha memória,em meu coração e de muitos da geração incrível dos anos 70 e 80,era uma enciclopédia esportiva sem sobra de dúvidas,sentirei sua falta professor e amigo..que Deus o tenha em bom lugar e o abençoe…descanse em paz !!! David Castro “

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário