Oficialmente hoje, dia 28 de Maio, termina a suspensão de quatro anos e três meses de Sun Yang, nadador chinês punido pelo Tribunal da Corte Suprema do Esporte por ter se recusado a fazer o exame anti-doping em 2019 e destruído a coleta de sangue feita em um teste surpresa em sua residência.

Embora autorizado a voltar competir e o prazo para obtenção de índices vai até 23 de Junho, Sun Yang está fora de Paris por conta das regras internas da Federação Chinesa de Natação que já definiu sua equipe para Paris. O jornal The Paper fez uma extensa entrevista e publicou um vídeo em seu site da visita que fez ao treinamento de Sun Yang.

Algumas informações importantes referentes a volta de Sun Yang:
* durante sua suspensão ele casou, teve uma filha e voltou a estudar. Se formou em Business no ano passado e atualmente faz doutorado na universidade Shangai Sport University.
* vem treinando diariamente, duas vezes ao dia, sessões entre 7 a 8 mil metros.
* quer voltar a competir no segundo semestre.
* nunca deixou de treinar durante todo este período.

 

 

Veja aqui parte deste material traduzido para o português:

Repórteres He Kai e Huang Zhihan
Fonte: O Papel

“Quando você decide voltar, você tem que se dar uma explicação.”

The Paper: Quando você decidiu voltar às competições?
Sun Yang: Em 2020, quando recebi o resultado final da arbitragem, decidi que voltaria definitivamente em quatro anos e não optaria por me aposentar.

The Paper: Por que você tomou essa decisão?
Sun Yang: Em primeiro lugar, quero manter meu amor pela natação. Apesar de não ser mais jovem, ainda quero continuar competindo como nadador para estar à altura das pessoas que têm prestado atenção em mim e dos fãs que gostam de mim. Sempre fui uma pessoa que se recusa a admitir a derrota. Pela minha persistência durante tantos anos, a minha decisão de regressar também é uma explicação para mim.

The Paper: O que você estava pensando quando recebeu o resultado da arbitragem?
Sun Yang: Lembro-me muito bem da cena agora. Eu estava me preparando para as Olimpíadas de Tóquio na sala de treinamento. Naquela época, minha mãe veio me levar para casa. para ir para casa. Eu queria ir para casa por um momento. Quando desci do dormitório, disse à minha mãe e à equipe que vocês deveriam acreditar em mim. Com certeza voltarei em 4 anos. Quatro anos, quatro 365 dias, foram dolorosos e longos para mim, mas agora, olhando para trás, tudo passou.

The Paper: Você pode nos contar como foi sua vida no período em que retomou oficialmente os treinos?
Sun Yang: a verdade, nos últimos quatro anos, minha vida manteve basicamente dois pontos e uma linha, ou seja, na academia e em casa ainda me mantenho nos padrões de um atleta profissional. A diferença de antes é que não há tantos jogos e tenho mais tempo para ficar com minha família.

The Paper: A intensidade dos treinos aumentará após o anúncio de seu retorno oficial? Você consegue se adaptar?
Sun Yang: Comecei a fazer algum treinamento de alta intensidade recentemente e ocasionalmente me sinto cansado. Mas a minha condição sempre foi muito boa e posso superar quaisquer pequenas dificuldades que encontrar. Na verdade, os atletas lutam contra lesões, fadiga e pressão interna todos os dias. Tudo o que posso fazer agora é treinar duro, manter-me saudável e manter uma mentalidade confiante.

The Paper: Quanto tempo você treina todos os dias agora?
Sun Yang: Uma sessão de treinamento dura cerca de 7.000 metros a 8.000 metros. São necessárias cerca de cinco horas para realizar duas sessões de treinamento por dia. Depois do treino, preciso fazer fisioterapia, vou para casa no final do dia, por volta das 21h, e depois janto.

The Paper: Você testará seu status competitivo atual?
Sun Yang: Não farei testes especiais. Será um treino mais normal. Acho que ainda estou em boas condições competitivas. Eu mesmo testei durante as Olimpíadas de Tóquio e meus resultados naquela época ainda eram de campeonato.

The Paper: Ao anunciar seu retorno oficial às competições, há alguma pressão?
Sun Yang: Definitivamente há pressão. O período de pico de um nadador é por volta dos 28 anos. Já tenho 32 anos este ano. Agora posso sentir claramente que minha capacidade de recuperação diminuiu em comparação com antes. Pode ser necessário muito esforço para manter o mesmo estado, mas ainda quero comparar comigo mesmo. Agora não sou tão persistente e preocupado com classificações e medalhas de ouro como antes. Preocupo-me mais com o significado da persistência e do trabalho árduo. Quero romper o pensamento e as barreiras tradicionais e buscar um poder espiritual superior.

The Paper: Com o que você esteve ocupado durante os mais de quatro anos desde que deixou o jogo?
Sun Yang: O foco da vida ainda é treinar dia após dia sem interrupção. Comecei o treinamento formal de natação aos 7 anos e nado há mais de 20 anos. Minha vida é inseparável da piscina. sem competição, não vou relaxar com as próprias exigências. Esses quatro anos longe do jogo também me deram mais energia para passar tempo com minha família e estudar. Conheci minha esposa e comecei uma família. Estou fazendo doutorado na Shanghai Sport University. Cheung Kong Graduate School of Business no ano passado. Agora, todas as semanas, uso meu tempo livre para assistir às aulas.

The Paper: Por que você decidiu se concentrar mais nos estudos?
Sun Yang: Olhando para trás, para os últimos dez anos de treinamento e competição todos os dias, a vida de ficar entediado na piscina é na verdade muito chata. Sempre achei que a minha compreensão desta sociedade é muito insuficiente, por isso sempre esperei ter a oportunidade de ir à escola para enriquecer. Os estudos dos últimos anos acrescentaram muito colorido à minha vida. aprendi mais conhecimentos, mas também aprendi muito sobre isso. Conheci muitos professores e colegas interessantes, o que me beneficiou muito.

The Paper: É uma pena que você tenha perdido dois Jogos Olímpicos e muitas provas de natação?
Sun Yang: Eu estava mais preocupado com isso no início, especialmente durante as Olimpíadas de Tóquio. Eu comparava os resultados dos meus testes com os resultados das competições. Nos últimos dois anos, não prestei muita atenção às várias competições e seleções. Como voltarei à competição, espero já provar meu valor com resultados.

The Paper: Você já passou por um ponto baixo em sua vida nos últimos anos?
Sun Yang: O período em que recebi os resultados pela primeira vez em 2020 foi provavelmente o pior momento para mim. Não queria falar ou comunicar com ninguém. Naquela época eu não conseguia treinar normalmente por vários motivos, então só podia nadar na piscina da academia lá embaixo da minha casa. Continuei nadando até meus pais ficarem assustados, com medo de que meu estado mental fosse prejudicado. Pensando bem, aquele período foi o mais tolerante para meus pais, pois eles foram muito rígidos comigo desde que eu era criança e sempre me incentivaram a treinar seriamente. Durante esse tempo, eles foram obedientes a mim e concordaram. a qualquer coisa que eu disse, tenho medo de não ser capaz de pensar sobre isso depois de ser atingido.

The Paper: Você já pensou em desistir? Por exemplo, saia completamente do jogo e mude sua vida.
Sun Yang: Não, muitas pessoas me aconselharam a mudar de rumo e recomeçar nos últimos anos, mas nunca tive essa ideia. Durante esse período, houve momentos em que eu estava relaxando e muitas vezes eu realmente não queria praticar. Eu me ajustava saindo para passear para relaxar, mas nunca pensei em desistir.

The Paper: Como você se assumiu mais tarde?
Sun Yang: Meu próprio ajuste, a companhia da minha família e o cuidado da organização. Como o próprio exercício pode secretar dopamina, é uma boa forma de aliviar o mau humor. A persistência nos treinos sempre foi uma base para manter uma boa atitude. A companhia da minha família também me dá muita motivação. que na vida você deve aprender a aproveitar os picos, mas também aprender a se levantar das depressões. Nos últimos anos, a organização e a liderança têm me encorajado e ajudado. Hoje posso decidir voltar ao jogo e devo agradecer a todos. Foi o esforço conjunto de todos que me deu coragem para recomeçar.

The Paper: Você também começou sua própria família no ano passado. Isso tem algum significado especial para você?
Sun Yang: Sou muito grato à minha esposa por tê-la conhecido quando estava em um momento relativamente difícil da minha vida. Sua presença me deu muito companheirismo e incentivo. Certa vez, minha esposa brincou comigo, dizendo que, se não fosse por esse período difícil, talvez eu não a conhecesse e ficasse juntos. Acho que pode ser verdade. sério. Apenas se preocupe com o que você perdeu e esqueça o que quer que você ganhe, você deve aprender a se reconciliar consigo mesmo e a deixar ir.

The Paper: Como você resumiria os quatro anos e três meses desde que deixou o jogo?
Sun Yang: Acho que ganhei mais do que arrependimentos nesses quatro anos. Ainda sou a mesma pessoa, mas fiquei mais calmo. Tenho experimentado muita dor nos últimos anos e tem havido muitas notícias e rumores sobre mim dentro e fora da quadra. Lembro-me do que é bom e do que é ruim. Não sou tão facilmente influenciado como costumava ser. . Agora fiquei mais focado e focado nas coisas que são importantes para mim.

The Paper: Olhando para sua carreira esportiva anterior, qual momento mais te impressionou?
Sun Yang: Olhando para trás agora, cada momento na quadra fica fresco na minha memória. O que mais me impressionou foi a medalha de ouro nos 200 metros livre nas Olimpíadas do Rio.

The Paper: Você sentirá falta da sensação de estar na quadra?
Sun Yang: Sim, tenho simulado a sensação das competições oficiais nos últimos treinos. Sinto muita falta da sensação de estar na plataforma de salto nas competições oficiais.

The Paper: Você tem algum plano específico de competição após seu retorno?
Sun Yang: Ainda está sendo definido e deverá retornar oficialmente à quadra no segundo semestre deste ano.

The Paper: Você sente alguma pressão quando pensa na competição que acontecerá em breve?
Sun Yang: Acho que agora não vou ficar ansioso com coisas que não aconteceram. Eu costumava ficar muito estressado quando pensava na competição que aconteceria em breve, mas agora só acho que vou me sair bem em todos os treinos do campeonato. momento e espere até que haja uma competição real. Nunca é tarde, não importa o quão estressante você esteja. Recentemente gostei especialmente de uma frase que vi na Internet: “Nasça sem medo e lute até o fim”. Acho que essas oito palavras são meu lema agora, espero poder lutar com mais coragem agora, para não me comparar com meus oponentes. mas trata-se de tentar ser um pouco melhor do que você era ontem.

The Paper: Muitos atletas dirão: “O maior adversário são eles próprios”.
Sun Yang: Eu não entendi essa frase antes. Quando olhei para meus oponentes na piscina, pensei comigo mesmo que meus oponentes deveriam ser eles. Agora eu entendo essa frase. No final das contas, o que realmente incomoda são seus próprios demônios internos. Se persistir ou desistir, e como enfrentar seu próprio coração é o mais importante.

The Paper: Você tem muitas identidades agora, como “atleta”, “empresário” e “celebridade da Internet”.
Sun Yang: Sou um esportista. Tudo o que faço agora gira em torno da minha identidade como atleta. Pode haver planos para outras pistas no futuro, mas a raiz de tudo é que sou nadador.

The Paper: Quando você decidirá se aposentar?
Sun Yang: Ainda não pensei em me aposentar. Talvez decida me aposentar um dia, quando realmente sentir que não consigo acompanhar o ritmo do jogo. Tenho muitos atletas favoritos, como Federer, Djokovic, Cristiano Ronaldo e James na NBA. Todos são atletas de ponta em várias áreas. Federer só se aposentou oficialmente quando tinha 40 anos, e vários outros também estão perto dos 40 anos. os atletas mais velhos ainda lutam muito na arena esportiva e quero aprender com eles. É claro que os atletas mais velhos terão que trabalhar muito mais do que os atletas mais jovens.

The Paper: Você planejou sua vida após a aposentadoria?
Sun Yang: Em termos de trabalho, o foco será definitivamente na própria indústria esportiva. Combinaremos vários novos formatos de negócios para promover melhor o esporte da natação, incluindo a criação de uma nova plataforma de emprego para atletas mais aposentados. Quanto à minha família, optarei por passar mais tempo com minha esposa e meus pais. Embora tenha competido em todo o mundo o ano todo, nunca tive tempo de viajar. Quando finalmente me aposentar, viajarei mais com minha família. vários lugares para relaxar e compensar isso. O arrependimento de não estar com minha família há muitos anos.

 

Sun Yang, esposa e seus pais

 

Link da matéria na íntegra com vídeo da entrevista:

https://m.thepaper.cn/newsDetail_forward_27525688