A australiana consegue pela primeira vez um título individual em nível mundial com a vitória nos 100m livre no sexto dia de competições do Campeonato Mundial de Barcelona.

Com 52.34, Cate passou lembrando o russo Morozov ontem: 24.85, passou com mais de um segundo de diferença das adversárias e precisava manter a vantagem, o que de fato se comprovou, finalizando para a 4a. melhor marca all-time. No primeiro dia, ela abriu o revezamento 4x100m livre para 52.33, que acabou em 2o. lugar.

Campbell se junta a Jodie Henry e Lisbeth Lenton, campeãs em 2005 e 2007.

Em Londres, ela conseguiu “apenas” uma medalha, a de ouro no revezamento 4x100m livre. Em 2008 foi bronze nos 50m livre em Pequim, e repetiu a posição no Mundial de 2009.

A sueca Sarah Sjostrom foi outra finalista a nadar abaixo dos 53 segundos, marcando 52.89. Sua melhor marca era 52.87, também abrindo o revezamento 4x100m livre no primeiro dia. É a segunda medalha da sueca na competição, juntando com o ouro nos 100m borboleta.

A atual campeã olímpica Ranomi Kromowidjojo ficou novamente em 3o. lugar, como aconteceu em 2011, com 53.42.

Em 2011, a prova foi vencida com um empate entre duas atletas que nem participaram deste Mundial. Jeanette Ottensen Gray está mudando seu estilo e decidiu junto com seu técnico não competir até que se sinta confortável com a mudança do estilo. Já Aliaksandra Herasimenia poliu para a Universíade duas semanas antes e decidiu não participar de Barcelona porque não viu razão para competir de forma duvidável.

Todos esperavam uma medalha de Melissa Franklin. A de ouro era muito difícil, mas a de bronze era mais viável. Acabou fora do pódio com 53.47. Agora Melissa só poderá igualar a alemã Kristin Otto que conseguiu 6 medalhas de ouro num único campeonato em 1986, coincidentemente em Madrid, também na Espanha.

É a 3a. medalha de ouro da Austrália, que terminou o dia como a 3a. nação com mais ouros no quadro de medalhas da natação, atrás dos EUA com 10 e a China com 4.

Com a vitória de James Magnussen ontem também nos 100m livre, a Austrália consegue um feito de ter ambos os campeões dos 100m livre do mesmo país, fato que só aconteceu apenas uma vez antes na história dos Mundiais, com a Alemanha Oriental no Mundial de Guayaquil, no Equador, em 1982, com Jong Woithe vencendo no masculino e Birgit Meineke vencendo no feminino.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário