O carioca velocista Matheus Santana foi cortado da seleção brasileira que viajou hoje para Dubai em disputa do 4o. Campeonato Mundial Júnior.

O motivo foi de saúde: Matheus é diabético e segundo a CBDA “seus últimos exames detectaram níveis fora dos padrões para o esforço que estava prestes a fazer numa competição de alto nível técnico. Ele será poupado para cuidar da saúde”.

A decisão foi tomada em uma reunião durante semana passada no Rio de Janeiro com a presença do atleta, seu pai e Rosa do Carmo, diretora de natação da Unisanta, além de um representante médico do COB e outro da CBDA.

Até o treinamento está proibido por enquanto: ele deve continuar o tratamento até normalizar seus níveis de açúcar no sangue. Diabetes é uma doença metabólica em que a pessoa tem uma alta concentração de açúcar no sangue porque o pâncreas – órgão produtor de insulina – não produz ou tem insuficiência na produção da insulina (que “quebra” as moléculas de açúcar). Assim, a pessoa tem como sintomas sede e fome constante, além de ter mais frequência em urinar.

Matheus estava convocado para competir os 50 e 100m livre, os 50m borboleta e os revezamentos 4x100m medley e livre. Não foi convocado nenhum outro atleta para seu lugar, até porque não havia um terceiro atleta que nadou abaixo dos índices das provas citadas.

A comissão técnica também ainda não confirmou como ficarão os revezamentos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário