Oito provas, seis individuais, abrem a 4a edição do Campeonato Mundial Júnior em Dubai nesta segunda-feira e um total de 17 brasileiros caem na piscina do Hamdan bin Mohammed bin Rashid Sports Complex.

Confira prova a prova os destaques e os brasileiros de cada uma delas:

400 livre masculino –

Abrindo com uma que deve ser das mais fortes provas deste Mundial. O britânico James Guy, quinto colocado desta prova em Barcelona é a grande atração e super favorito para o título e recorde de campeonato. Para se chegar a final desta prova em 2011 o tempo necessário foi 3:57:29. Agora, a expectativa é algo entre 3:53-3:54.

Luiz Altamir Melo e Brandonn Almeida são os dois representantes brasileiros na prova. Ambos devem ir em busca de melhores marcas pessoais para tentar uma vaga nesta disputadíssima final.

50 peito feminino –

Se James Guy brilha na primeira prova, que tal a recordista mundial da prova, Ruta Meilutyte na segunda. A nadadora da Lituânia em busca de realizar algo que nunca foi conseguido: vencer os Mundiais de Curta, Longa e Júnior. Alguém duvida que ela consiga?

A paranaense Giovanna Dorigon é a única brasileira na prova, ela que ainda nadará os 400 medley nesta primeira etapa.

100 costas masculino –

No papel, a melhor prova para o Brasil neste primeiro dia. Vitor Guaraldo e Gustavo Louzada tem condições de chegar as semifinais. Vitor está com o oitavo tempo e Gustavo com o 17o. Ambos nadam em busca dos 55 segundos para chegar a final.

400 medley feminino –

Giovanna Dorigon volta a piscina agora com Mariana Souza, as duas brasileiras numa prova onde 22 nadadoras estão abaixo dos 5 minutos, 12 abaixo dos 4:50, e apenas uma, a americana Ella Eastin abaixo dos 4:40 com 4:38:97.

100 peito masculino –

Mais uma boa chance de semifinal para o Brasil com  a dupla do Pinheiros Pedro Cardona e Felipe Monni. Pedro está balizado com o nono tempo e Felipe com o 17o. Para chegar as semifinais desta prova em 2011 1:04:79. Para chegar as finais em 2011 1:03:23. Agora, nos tempos de inscrição 1:03:17 é o 16o tempo. O russo Vsevolod Zanko, atual campeão europeu júnior, é o melhor tempo do balizamento com 1:00:96.

100 costas feminino –

Natália de Luccas entra com o 12o tempo e em busca da semifinal. Junto com ela, a outra brasileira, Fernanda Delgado, faz uma prova “quebra gelo” a espera dos seus 50 livre. Fernanda é a mais jovem da equipe com apenas 15 anos e a escalação na prova vai ajudar a lidar melhor com o nervosismo natural da competição.

Daria Ustinova da Rússia que esteve no Mundial de Barcelona é o melhor tempo do balizamento com 1:00:11.

Revezamento 4 x 100 livre masculino –

Mesmo sem Matheus Santana, o Brasil tem uma boa equipe e grandes chances de chegar a final. Aliás, o Brasil nas três edições anteriores sempre esteve nesta final e inclusive foi bronze no Mundial de 2008 em Monterrey e em quarto lugar no último Mundial.

Brasil nada na segunda série, a mais forte, na mesma onde está os Estados Unidos favorito absoluto para a prova.

Revezamento 4 x 200 livre feminino –

As meninas do Brasil vão em busca de algo que não acontece desde o primeiro Mundial em 2006. A equipe feminina do Brasil não conseguiu chegar a nenhuma final nos revezamentos nos dois últimos Mundiais. Aliás, só conseguimos isso quando sediamos o Mundial de 2006 quando as três equipes brasileiras estiveram nas finais de revezamentos.

As americanas, assim como na prova masculina, são as grandes favoritas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário