Resumo de notícias do que está se passando em Perth, na véspera do BHP Billiton Aquatic Super Series que reúne cinco seleções na disputa de dois dias de competição no Challenge Stadium, palco dos Mundiais de 1991 e 1998.

Informações coletadas dos jornais australianos Daily Telegraph, The Age, The West Australian e The Australian.

O time da Austrália foi todo reunido na terça-feira em Perth. Entretanto, vários nadadores já estavam na cidade desde a semana passada e muitos nadaram o Campeonato Estadual da Western Australia, entre eles James Magnussen, que inclusive venceu a prova dos 100 livre com 47:97.

Australianos participando das atividades de promoção do evento. (foto The Australian)

Australianos participando das atividades de promoção do evento. (foto The Australian)

Dentro dos eventos de promoção do BHP Billiton, os atletas da Seleção Australiana estiveram em escolas e promoveram atividades incrementando o interesse da população local. Os dirigentes da Federação Australiana anunciaram que os eventos de verão na natação australiana serão realizados todos os anos para incrementar a qualidade de competição para a natação nacional. A idéia da criaçã0 de um Grand Prix e até mesmo uma prova da Copa do Mundo da FINA também foram citados como possíveis ações para o futuro.

Mack Horton estréia na Seleção Principal. (foto The Age)

Mack Horton estréia na Seleção Principal. (foto The Age)

Mack Horton, o australiano de 17 anos de idade, e que foi o grande destaque do Mundial Júnior em Dubai no ano passado, vai ter a sua primeira experiência na Seleção Principal de seu país. Depois de ter perdido três seletivas consecutivas por poucos segundos, Horton não quer deixar escapar a vaga para o Commonwealth e o Pan Pacífico deste ano. Sua melhor prova é os 1500 livre onde com 14:56:60 terminou como o sétimo do ranking mundial de 2013.

Outra estreante na Seleção Australiana é Ellen Gandy. Nadadora britânica que esteve nos Jogos Olímpicos de Londres e foi medalha de prata nos 200 borboleta do Mundial de Shanghai em 2011.

Ellen Gandy agora é australiana. (foto The West Australian)

Ellen Gandy agora é australiana. (foto The West Australian)

Nascida em Londres, Gandy vive com a família em Melbourne desde 2007. Depois de uma frustrante Olimpíada, a nadadora decidiu ficar um ano sem competir internacionalmente e mudar de cidadania. O BHP Billiton é sua primeira competição internacional desde Londres em 2012.

A imprensa australiana destaca o plano de Christian Sprenger em chegar aos Jogos do Rio em condição de ganhar o ouro. Sprenger destaca que a idade será um empecilho mas que pode ser superado. “Ninguém acreditava que eu poderia ser campeão mundial com 27” lembra ele que venceu os 100 peito em Barcelona no ano passado. Sprenger vai ter 30 anos nos Jogos do Rio em 2016.

Imagem do treino do Japão na véspera da competição. (foto Twitter)

Imagem do treino do Japão na véspera da competição. (foto Twitter)

O Japão chega a esta competição muito bem. Kosuke Hagino já bateu o primeiro recorde continental da temporada. Numa competição em Tóquio marcou 3:56:48 estabelecendo novo recorde japonês em piscina curta. Isto logo após retornar de um training camp em Flagstaff no Arizona, Estados Unidos.

Na semana passada, Hagino esteve no Campeonato Metropolitano de Tóquio, agora em piscina longa e mandou 53:35 para os 100 costas e 1:54:77 para os 200 costas, tempos melhores do que havia feito no Mundial de Barcelona no ano passado.

Na mesma competição que Hagino fez estas marcas, destaque para o recordista mundial dos 200 peito, Akihiro Yamaguchi que venceu a sua prova com 2:11:47. No feminino, a melhor marca também foi nos 200 peito com Motegi Yoshisakura com 2:25:04.

Chad Le Clos inicia a sua busca de novas provas adicionando os 200 e 400 medley no BHP Billiton. O sul-africano sabe que terá pela frente bons adversários como Kosuke Hagino, Thiago Pereira e Thomas Fraser Holmes, mas espera pelo menos estar competitivo.

Ontem em entrevistas, declarou que o seu peito “é horrível”, diminuindo suas chances contra os melhores do mundo na prova. Le Clos teve lesão nos dois músculos adutores da coxa em 2010, ficando cerca de seis meses sem poder nadar peito. Antes disso, o nado já era o mais fraco na sua prova.

Ning Zetao nos Jogos Nacionais da China em 2013. (foto Chinanews)

Ning Zetao nos Jogos Nacionais da China em 2013. (foto Chinanews)

Pouco se sabe, pouco se diz sobre a China presente na Austrália. Sem Sun Yang, a equipe traz vários destaques incluindo a campeã olímpica e recordista mundial Shiwen Ye. Outro destaque do grupo é o velocista Zetao Ning, recordista nacional dos 50 e 100 peito. Ning foi suspenso em 2011 pelo uso de Clenbuterol mas voltou com tudo nos Jogos Nacionais do ano passado se tornando um dos grandes destaques da competição.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário