Em 2000, ele ficou internacionalmente conhecido como Edvaldo “Bala”, o nadador negro brasileiro que fechou o revezamento 4x100m livre do Brasil na Olimpíada de Sydney, ajudando o quarteto formado por ele, Carlos Alberto Jayme, Gustavo Borges e Fernando Scherer a conquistarem a única medalha da natação naquela ocasião.

1620491_10200862460037490_1679365868_n

Logomarca do Centro Aquático

14 anos depois, muita luta financeira para sobreviver mesmo com uma medalha olímpica de bronze no peito, eis que surge o Centro Aquático Edvaldo Valério, a ser inaugurado dia 11 de março em Salvador, Bahia. Ele, que é formado em Educação Física pela FATEC, define o Centro como um projeto com mais intuito social, sem abandonar o objetivo competitivo:

“Começaremos nossas atividades no dia 11 de março com horário de funcionamento das 06:00 da manhã às 11:00 e das 14:00 às 21:00. O Centro funcionará no Clube Assalba (Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa da Bahia) que fica localizado no bairro de Itapuã, mesmo bairro onde aprendi a nadar e que moro desde que nasci. O clube possui em sua estrutura uma piscina semiolímpica de 25m totalmente reformada e uma piscina de uso infantil. Nosso objetivo é trabalhar as modalidades de natação e hidroginástica, sendo que na natação o intuito é descobrir e revelar atletas, onde iremos trabalhar desde a iniciação e aprendizado até a natação de alto rendimento e natação master. Pretendemos também desenvolver um trabalho social, ofertando aulas gratuitas para crianças carentes da comunidade em parceria com o presidente do clube, Nilton Nunes Viana, essa foi uma das nossas obrigações na assinatura do contrato. O corpo técnico conta, além de mim, com os profissionais Rafael Spínola e Bruno Vasconcelos”.

Rafael Spínola

Rafael Spínola

Bruno Vasconcelos

Bruno Vasconcelos

Ainda não há informações sobre site, mas vocês podem conferir no Facebook do próprio Edvaldo (facebook.com/edvaldo.valerio) ou no site do clube (assalba.org.br).

7 respostas
  1. Master G
    Master G says:

    Valério, faz tempo que vc merece um reconhecimento que talvez nunca virá dos dirigentes esportivos e políticos baianos. Parabéns pela iniciativa junto com Rafael e Bruno e o apoio do presidente do clube, mas vejo que esse Centro está saindo graças ao empenho e luta de vcs, tirando água de pedra, uma piscina semi olímpica antiga agora reformada, nada de investimento novo. Sucesso!

  2. Betão
    Betão says:

    Parabéns pela iniciativo. Aguardassemos o poder público e nossos filhos ficariam velhos antes de ver novas piscinas. Contem comigo.
    Abraços,
    Alberto ( beto) Lopes

  3. Rafael Spinola
    Rafael Spinola says:

    Parabéns pelo site, excelentes matérias! Realmente podemos contar com essa ferramenta para saber mais sobre a natação brasileira!
    Adorei a matéria sobre o Centro Aquático Edvaldo Valério, faço parte desse projeto e tenho plena certeza que em um futuro próximo outras matérias falando agora sobre nadadores formados lá serão novamente publicadas nesse excelente site!!!

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário