Andreina na sua vitória dos 200 livre em Santiago.

Andreina na sua vitória dos 200 livre em Santiago.

Os venezuelanos Albert Subirats e Andreina Pinto deixaram Santiago como os maiores medalhistas da história da natação nos Jogos Odesur. A modalidade está nos Jogos desde a sua primeira edição em 1978 e não foi disputada apenas no ano de 1986.

Andreina com as sete medalhas conquistadas este ano, cinco de ouro e duas de prata, chegou a 16 medalhas. Destas, seis são de ouro, sete de prata e três de bronze.

A recordista anterior, era a argentina Alicia Barrancos que na década de 90 chegou a 13 medalhas conquistadas, sendo 10 de ouro.Quem também superou Alicia Barrancos, foi a sua conterrânea Cecilia Biagioli que em Santiago chegou a 15 medalhas sendo sete de ouro.

Alicia Barrancos dando uma entrevista foto de 1992.

Alicia Barrancos dando uma entrevista foto de 1992.

Alicia Barrancos não perdeu dois recordes para Andreina. O primeiro é o maior número de ouros conquistados, 10, e o segundo é o maior número de ouros conquistados numa só edição de Odesur: seis. Isso foi nos Jogos Odesur de 1994 onde Alicia venceu as provas de 200, 400, 800 e 1500 livre, mais os revezamentos 4 x 100 livre e 4 x 100 medley.

Depois delas, quem aparece é a chilena Kristel Kobrich completando onde 11 medalhas em Odesur e a colombiana Carolina Colorado que chegou a 10.

Subirats no pódio dos 100 borboleta.

Subirats no pódio dos 100 borboleta.

Entre os homens, Albert Subirats competiu no seu quarto Jogos Odesur, outro recorde batido pelo nadador. Com os dois ouros e três bronzes conquistados em Santiago, Subirats chegou a 11 medalhas conquistadas. Este número iguala ele ao uruguaio Carlos Scanavino, outro grande nome da década de 90, que era isolado o maior vencedor da história da competição.

Subirats tem agora seis medalhas de ouro e cinco de bronze em Jogos Odesur. Scanavino mantém o recorde de maior número de ouros, oito e também o recorde de maior número de ouros numa só edição, quatro. Foi nos Jogos Odesur de 1982 quando o uruguaio venceu as provas de 100, 200, 400 e 1500 livre, feito jamais igualado.

Scanavino foi o porta-bandeira do Uruguai nos Jogos Olímpicos de 1988.

Scanavino foi o porta-bandeira do Uruguai nos Jogos Olímpicos de 1988.

Depois de Subirats e Scanavino, vem o brasileiro maior medalhista em Jogos Odesur. É Thiago Pereira que chegou a nove medalhas em três edições do Odesur. Destas nove, sete são de ouro e duas de prata.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário