Um problema de fabricação e a quebra de um deles durante o aquecimento no dia de ontem, na véspera do início da Eindhoven Cup ocasionou o cancelamento da estréia do novo acessório.

O implemento da saída do costas está permitido pela FINA desde o início das novas regras que entraram em vigor no dia 25 de setembro do ano passado. Criado pela Omega e aprovado em assembléia da FINA no Mundial de Barcelona, o acessório foi uma forma de “equilibrar” a vantagem que foi dada aos estilos que saem de cima do bloco com a inclusão da parte traseira do mesmo em 2008.

Foi o ex-nadador americano Aaron Peirsol que trouxe a idéia há alguns anos que acabou sendo desenvolvida pela Omega e aprovada no ano passado. Entretanto, até hoje, nenhuma competição no mundo utilizou o implemento.

A famosa Eindhoven Cup seria a primeira delas. A competição reúne dezenas de países e vale como o Campeonato Holandês de 2014 no moderno centro aquático Peter van den Hoogenband. Estava tudo certo até ontem quando um dos acessórios se partiu.

Uma análise feita entre os organizadores, arbitragem e representantes da Omega concluíram que há uma falha na produção dos implementos. Com o risco de que outros implementos pudessem quebrar durante a competição e ocasionar um possível acidente com os atletas, a decisão foi a retirada de todos os acessórios.

Segundo a Omega, serão feitas correções na produção do mesmo o que deve retardar ainda mais o início do uso. A FINA enquanto isso está produzindo um adendo nas regras para oficializar e normatizar os padrões do implemento. Alguns tópicos dos itens a serem introduzidos nas regras são:

* Na utilização do implemento, os dedos dos pés devem estar em contato com a borda. Os dedos dos pés não podem estar na parte de cima do placar eletrônico.

* O acessório da saída de costas deve estar a quatro centímetros abaixo ou acima do nível da água.

* O acessório tem de ter um comprimento mínimo de 65 centímetros.

* A aba do acessório tem de ter 8 centímetros de altura, 2 centímetros de espessura com uma inclinação de 10 graus.

Abaixo o diagrama indica estes valores e mostra como deverá estar o implemento na borda. O Congresso da FINA se reunirá em dezembro em Doha no Catar, porém antes disso os membros do Bureau vão aprovar estas recomendações feitas pelo Comitê Técnico de natação da entidade.

saidacostas

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário